Acadêmico Jorge Alberto Costa e Silva é eleito Presidente da Academia Nacional de Medicina

07/07/2017

A noite do dia 6 de julho ficará marcada nas memórias da Academia Nacional de Medicina. Com a presença de 77 Membros da instituição, entre Titulares e Eméritos, transcorreu a eleição da nova Diretoria para o biênio 2017-2019.

Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, a Academia é a instituição científico-cultural mais antiga do Brasil, e já teve como Presidentes importantes nomes da Medicina brasileira como Miguel de Oliveira Couto, Ugo Pinheiro Guimarães, Aloysio de Castro, Antônio Augusto de Azevedo Sodré e Deolindo Augusto de Nunes Couto. O Acadêmico Jorge Alberto Costa e Silva, ao suceder o Acadêmico Francisco Sampaio, passa a integrar o seleto grupo dos 55 Presidentes da história da ANM.

Localizada no gabinete da Presidência, a Galeria dos Presidentes homenageia as ilustres figuras que já ocuparam o posto

Em votação secreta, os Acadêmicos presentes elegeram o renomado psiquiatra para presidir a instituição no biênio 2017-2019. Uma das principais peculiaridades da chapa formada por 15 confrades votados individualmente por seus pares é o espírito de consenso. Outros grandes nomes da instituição foram consagrados na noite de terça-feira, como o do também psiquiatra Antonio Egidio Nardi, que exerceu a função de Secretário Geral na Diretoria anterior e agora passa a ocupar a Vice-presidência da instituição. A continuidade dos projetos em curso também é uma marca desta nova gestão, que conta com alguns dos integrantes da Diretoria anterior, comandada pelo Acadêmico Francisco Sampaio, como o cirurgião torácico José de Jesus Camargo, que atuou como Presidente da Secção de Cirurgia e passará a ocupar a posição de 2º Vice-presidente.

O Presidente Francisco Sampaio comandou a votação

A diretoria que tomará posse no próximo dia 14 de julho será composta da seguinte maneira: Acadêmico Jorge Alberto Costa e Silva (Presidente); Acadêmico Antonio Egídio Nardi (1º Vice-presidente); Acadêmico José de Jesus Peixoto Camargo (2º Vice-presidente); Acadêmico José Galvão Alves (Secretário Geral); Acadêmico Ricardo José Lopes da Cruz (1º Secretário); Acadêmico Walter Araújo Zin (2º Secretário); Acadêmico Milton Ary Meier (Tesoureiro); Acadêmico Oswaldo Moura Brasil do Amaral Filho (1º Tesoureiro); Acadêmico Omar da Rosa Santos (Orador); Acadêmico Carlos Antonio Mascia Gottschall (Diretor da Biblioteca); Acadêmico José Luiz Gomes do Amaral (Diretor do Arquivo); Acadêmico Manassés Claudino Fonteles (Diretor do Museu); Acadêmico José Carlos do Valle (Presidente da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina); Acadêmico Silvano Mário Atílio Raia (Presidente da Secção de Cirurgia) e Acadêmica Eliete Bouskela (Presidente da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina).

Ao final das eleições, no clima fraternal que é característico da quase bicentenária instituição, foi oferecido um coquetel a todos os presentes, momento no qual todos os Acadêmicos fizeram votos de sucesso à nova Diretoria e congratularam o duro trabalho desenvolvido pela Diretoria do biênio 2015-2017.

Os Acadêmicos Antonio Nardi, Francisco Sampaio e Jorge Alberto Costa e Silva
Acadêmicos Pietro Novellino e Jorge Alberto Costa e Silva

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.