Área do acadêmico Transmissão ao vivo
EN PT ES

Centro da Memória Médica

O Centro da Memória Médica da Academia Nacional de Medicina é composto pelo acervo histórico do Arquivo, Biblioteca e Museu. O novo espaço físico no térreo do prédio sede da instituição foi inaugurado em 2019, sendo acessível ao público, com um ambiente climatizado, receptivo para atender gratuitamente os visitantes/pesquisadores possibilitando o avanço científico do país, assim como, a perpetuação da história dos grandes cientistas brasileiros.

O espaço abriga um vasto acervo arquivístico, bibliográfico e museológico, composto de instrumentos médicos, artes plásticas, filatelia, óculos, medalhas, peças que fazem parte da história da Academia, objetos de uso pessoal de Acadêmicos, ilustres médicos e personalidades brasileiras.

Além disso possui obras raras, teses, periódicos, folhetos, os Anais da Academia, obras de referências, os prêmios concebidos durante os anos aos participantes, as memórias produzidas pelos membros. Fazem parte também deste acervo documentos textuais (manuscritos, diplomas, atas, dossiês, etc.), documentos iconográficos e audiovisuais que registram as atividades da instituição e de seus membros.

A construção deste espaço por parte da Academia Nacional de Medicina demonstra uma importante iniciativa em preservar e conservar o Patrimônio histórico nacional. Através destes acervos busca-se manter a memória viva, trazendo o passado para perto do presente, visando um futuro glorioso.


Horário de funcionamento:
segunda-feira à sexta-feira das 10h às 17h.

Consultas aos acervos:
Devem ser agendadas pelo e-mail centrodamemoriamedica@anm.org.br ou pelo telefone (21) 3970-8150.