Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda (Cadeira No. 82)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 82 - Patrono: Antônio Dias de Barros

Eleito: 05/05/2011 - Posse: 31/05/2011 - sob a presidência de Pietro Novellino

Saudado por: Francisco Jose Barcellos Sampaio

Antecessor: Lea Ferreira Camillo-Coura

Nasceu em 15 de agosto de 1954, no Rio de Janeiro.

Filho de Cory de Lacerda Miranda e Silma Mandarim de Lacerda.

Graduou-se em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 5 de dezembro de 1978. Mestre em Histologia e Embriologia (UFRJ, 1981) e Docteur d'Etat (Biologie Humaine, Paris V - René Descartes, 1985).

Professor Titular (1988) e Chefe do Departamento de Anatomia, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Humana e Experimental. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Doenças crônico-degenerativas: alterações estruturais, fisiopatológicas e metabólicas em órgãos-alvo". Professor Honorário da Faculdade de Medicina da Universidade de la Frontera (Temuco, Chile).

Atua no Laboratório de Morfometria, Metabolismo e Doença Cardiovascular, na área de Biologia Celular e Molecular. O Professor possui também projetos voltados para o estudo de alterações de órgãos alvo da síndrome metabólica em modelos experimentais com tratamento farmacológico ou nutricional. Tem expertise em métodos quantitativos em morfologia, principalmente estereologia, morfometria e alometria.

Na ocasião de sua posse como Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Avaliação Quantitativa da Esteatose Hepática”.

Publicou mais de 200 artigos científicos em revistas indexadas de impacto, 4 livros e dezenas de capítulos de livros. É revisor ad-hoc das principais agências de fomento; orientou mais de 60 Teses de Mestrado e Doutorado e diversos alunos de Iniciação Científica.

Pesquisador 1ª do CNPq, Procientista da UERJ e Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ. Ex-membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Morfologia (2001-2003); Ex-membro do Comitê de Avaliação da CAPES, dos Programas de Pós-Graduação da área de Ciências Biológicas II (1995-2000). Ex-coordenador da área Biomédica da FAPERJ (2000-2004).

Currículo Lattes

Memória Acadêmica - Monografia: Avaliação Quantitativa da Esteatose Hepática

Discursos da Cerimônia de Posse

Discurso de saudação do Acad. Francisco Sampaio ao Acad. Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda

Publicação decorrente da Memória apresentada à ANM

PubMed