Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Antonio Egídio Nardi (Cadeira No. 03)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 03 - Patrono: Agostinho José de Souza Lima

Eleito: 18/10/2012 - Posse: 13/11/2012 - sob a presidência de Marcos Fernando de Oliveira Moraes

Saudado por:  Eustáchio Portella Nunes Filho

Antecessor: Eustáchio Portella Nunes Filho

   

Nasceu em 15 de dezembro de 1959, no Rio de Janeiro. 

Graduado em Medicina pela UFRJ (1984) e com Mestrado (1989) e Doutorado (1992) em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela mesma Universidade.

Realizou Pós-doutorado no Laboratório de Fisiologia da Respiração, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, durante 1997 e 1998. Obteve o título de Livre-Docente em Psiquiatria em 2004 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, coordenando a sede no Rio de Janeiro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina (INCT-TM).

Fundador e coordenador do Laboratório de Pânico & Respiração do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro; International Fellow of the American Psychiatric Association; Editor-Chefe da Revista Brasileira de Psiquiatria; Editor-Chefe do Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Scielo) e Editor Associado de inúmeras revistas científicas brasileiras e internacionais.

Publicou mais de 500 artigos científicos, mais de 79 capítulos de livros, 9 livros publicados e organizador de 12 livros.

Uma de suas diversas linhas de pesquisa envolve o estudo do transtorno de pânico, com o objetivo de identificar alterações fisiológicas à exposição em ambiente de realidade virtual. Em complementação, também se dedica à pesquisa de neuroimagem do transtorno do pânico associado à valência e ativação dos estímulos visuais. Também são estudados temas como transtorno de pânico com agorafobia (fobia de estar em multidão ou o medo de ter medo, antecipando sensações de pânico) e terapia cognitiva para desordens de pacientes com bipolaridade.

Currículo Lattes

Agenda