Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Carlos Antonio Mascia Gottschall (Cadeira No. 41)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 41 - Patrono: José Martins da Cruz Jobim

Eleito: 20/07/2006 - Posse: 22/08/2006 - sob a presidência de Antonio Luiz de Medina

Saudado por: João Pedro Escobar Marques-Pereira

Antecessor: Rubens Mário Garcia Maciel

Nascido em 18 de abril de 1939, em Santa Maria (RS).

Filho de Carlos Gottschall e Cecy Assumpta Mascia Gottschall. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1963. Primeiro Mestre em Pneumologia e primeiro Livre-Docente em Cardiologia da UFRGS. Pós-doutorado nas Universidades de Edimburgo e Londres e da Califórnia. Pioneiro no ensino pós-graduado da UFRGS e da Fundação Universitária de Cardiologia (IC/FUC), da qual é Professor Emérito. Orientou 39 teses de Pós-graduação. Julgou em 128 bancas universitárias e especializadas.

Organizou e dirige o Laboratório de Hemodinâmica do IC/FUC, o maior da especialidade no sul do Brasil. Pioneiro da angioplastia coronariana no RS, formou 56 hemodinamicistas e cardiologistas-intervencionistas atuantes no país e exterior. Atual Diretor Científico do IC/FUC.

Titular e honorário de entidades nacionais e internacionais, com inúmeras distinções. Participou de 636 congressos médicos, como presidente, organizador, congressista e conferencista. Tem 1238 publicações entre resumos, artigos, capítulos, divulgações, três teses, sete livros uniautorais sobre Cardiologia e História da Medicina, 454 conferências proferidas a convite. Consultor do CNPq, da CAPES e da FAPERGS.

Um pioneiro em campanhas anti-tabagismo. Ex-Presidente da Sociedade de Cardiologia do RS, Fundador e ex-Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Fundador e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), Fundador e Membro Pleno da Sociedad Latinoamericana de Cardiologia Intervencionista, Fundador e Presidente de Honra da Associação Gaúcha de História da Medicina. Ex-conselheiro titular do CREMERS. Ex-presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Na Society for Cardiac Angiography and Interventions e na International Andreas Grunting Society foi o primeiro brasileiro convidado a ingressar.

Alguns prêmios: Excelência Acadêmica (Estado do RS), Sociedade de Medicina de Porto Alegre (AMRIGS), Irmão Benfeitor (Santa Casa-Porto Alegre), Medalha Mascarenhas de Moraes (FEB), Mérito Clínico (Sociedade Brasileira de Clínica Médica), Presidente Imortal (SBHCI), Médicos mais Admirados do Brasil (Análise Medicina), Personalidade da Cardiologia (Sociedade Brasileira de Cardiologia), Carlos Lacaz (Sociedade Brasileira de História da Medicina).

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Análise dos Resultados a Curto e Longo Prazo do Implante de Stents Coronariano”.

Currículo Lattes

Agenda