Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Hélcio Alvarenga (Cadeira No. 49)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 49 - Patrono: Enjolras Vampré

Eleito: 07/08/1986 - Posse: 28/10/1986 - sob a presidência de José de Paula Lopes Pontes 

Saudado por: Deolindo Augusto de Nunes Couto

Antecessor: Antonio Rodrigues de Mello

Falecido: 29/08/2015

Nasceu em 1º de março de 1927, na Cidade de Recreio, Minas Gerais.

Filho de Ercilio Manoel Alvarenga e Fidelina Fonseca Alvarenga.

Graduou-se em Medicina pela antiga Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) em 1951. Iniciou suas atividades profissionais em Medicina Interna na 18ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do rio de Janeiro, no Serviço do Professor Deolindo Couto. A convite do mestre, começou a trabalhar no Instituto de Neurologia.

Especializou-se em Neurologia Clínica no Hôpital de la Salpêtriere, França (1966) e concluiu Doutorado em Medicina pela UFRJ, em 1974. Atuou principalmente nos seguintes temas: neurologia, demência, esclerose múltipla, Parkinson e neuro óptico mielite.

Professor Titular Emérito de Neurologia da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e foi Professor Titular de Neurologia da UFRJ por 35 anos (1961-1995), no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, onde foi por 10 anos diretor da Instituição. Exerceu também com proficiência atividades de Pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (UFRJ), no Instituo de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas e também na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), onde implantou a Disciplina de Neurologia e a especialização em Neurologia, tendo sido o primeiro curso de Pós-graduação Stricto-Sensu da Escola de Medicina e Cirurgia, a quarta escola médica mais antiga do Brasil. Sua última atuação foi como Professor Permanente da Pós-Graduação dessa Universidade.

Chefe do Ambulatório do antigo IAPB, designado por Felício Falci e, posteriormente, do Serviço de Neurologia do Hospital da Lagoa, designado pelo Diretor Nilo Timóteo da Costa.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Miastenia Gravis, Aspectos Clínicos, Etiopatogênicos e Terapêuticos”.

Faleceu em 29 de agosto de 2015.

Agenda