“Sessão da Saudade” da ANM presta tributo ao Acadêmico Nestor Schor

15/03/2018

Em tarde Solene, a Academia Nacional de Medicina homenageou a memória do Acadêmico Nestor Schor, falecido no dia 3 de fevereiro de 2018. A tradicional Sessão da Saudade foi realizada no dia 15 de março, no Anfiteatro Miguel Couto. Recordações felizes e marcantes foram a tônica da cerimônia.

Os Acadêmicos Pietro Novellino, ex-Presidente da ANM, e Omar da Rosa Santos, colega de especialidade, fizeram emocionadas alocuções de lembrança, saudando a trajetória pessoal e profissional do querido confrade. Além deles, também prestaram tributos cheios de apreço os Acadêmicos Miguel Carlos Riella, Valdebrando Lemos, Manassés Fonteles, Natalino Salgado Filho e Jorge Alberto Costa e Silva, Presidente da ANM.

Em sua Mensagem de Lembrança, o Acadêmico Pietro Novellino ressaltou o carisma do nefrologista e seu espírito alegre, que marcou toda sua vida. Citando Guimarães Rosa, o ex-Presidente da ANM afirmou que o homenageado não morreu, mas está encantado no seio de seus familiares, amigos e da Academia Nacional de Medicina, onde será sempre lembrado.

Acadêmicos acompanham homenagem ao querido confrade Nestor Schor

O Acad. Miguel Carlos Riella relembrou momentos que compartilhou com o saudoso confrade, ressaltando sua personalidade afável e irreverente, mesmo sendo um forte defensor de suas ideias. Declarou que Nestor foi um grande incentivador de sua candidatura à Membro Titular da ANM e citou sua última palestra na instituição, “A água como medicamento”. Concluiu sua mensagem dizendo: “sua partida precoce deixa um vazio no cenário nefrológico brasileiro, mas sobretudo entre nós que tivemos o prazer de conhecê-lo melhor e com ele conviver”.

Palavras de saudação ao Acadêmico Nestor Schor também foram proferidas pelo Acadêmico José Osmar Medina de Abreu Pestana. Ele destacou com afeto a figura intensa e expressiva do nefrologista, que faleceu de forma muito repentina, deixando grandes lembranças. Já o Acadêmico Valdebrando Lemos comentou o currículo extenso e a carreira de pesquisador do confrade. Agradeceu o apoio e estímulo que sempre recebeu do “Tio Nestor”, alcunha conferida a ele por diversos nefrologistas, por conta de seu caráter atencioso enquanto professor e mentor. O Acadêmico Manassés Fonteles e o Professor Maurilo Leite Jr. também recordaram alguns episódios que viveram com o imortal, para ilustrar a admiração por seu espírito acolhedor e corajoso.

Em emocionada alocução, o Acadêmico Natalino Salgado Filho declamou um trecho de “Homenagem à Amizade”, texto de Rubem Alves, elucidando o extraordinário amigo. Para finalizar, descreveu Nestor Schor como “um homem intenso por sua incrível e contagiante vontade de viver”.

Por fim, seu companheiro de especialidade, Acad. Omar da Rosa Santos, que recebeu Nestor Schor em sua cerimônia de posse como Membro Titular da ANM, relembrou encontros especiais e destacou que se tratava de um grande companheiro, muito querido por todos.

Nestor Schor nasceu em São Paulo, em 09 de dezembro de 1946. Graduou-se em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 1972, instituição pela qual recebeu o título de doutor em Nefrologia (1977), Livre-docente (1989) e Professor Titular dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Medicina (1992).

Ocupou com grande brilhantismo a Cadeira nº 42, para a qual foi eleito em 29 de abril de 2004 e empossado em 3 de agosto do mesmo ano, sucedendo ao eminente Acadêmico Antonio Pinto Vieira.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.