Um minuto de silêncio em memoria do Acadêmico Hélio Aguinaga

08/05/2015

Informado, ontem, 7 de maio, do falecimento do Acadêmico Emérito Hélio Aguinaga, durante a realização do Seminário Internacional de Atualização em Cirurgia, o presidente da Academia Nacional de Medicina, Pietro Novellino dedicou um minuto de silêncio em homenagem ao confrade.

Hélio Aguinaga ocupava a cadeira 62, que tem como patrono Augusto Brant Paes Leme. Nascido em 08 de junho de 1916 na cidade de Lençóis Paulistas, em São Paulo. ingressou no curso de medicina da Faculdade Nacional de Medicina da então Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1934, onde se graduou em 1939. Então, fez residência médica por dois anos no Hospital Universitário da Universidade de Michigan, EUA, onde realizou também pós-graduação em ginecologia e obstetrícia, anatomia patológica e clínica médica.

Depois, estagiou por dois meses no hospital Lying-Inn de Chicago (EUA), no serviço de ginecologia. De volta ao Brasil, participou de cursos de ginecologia e obstetrícia na UFRJ. Ingressou, em 1942, como médico do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital-Escola São Francisco de Assis, da UFRJ, onde se tornou chefe da clínica ginecológica, em 1946, e chefe do Serviço de Ginecologia, em 1969.

Foi Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Policlínica de Pescadores do Ministério da Agricultura (1944-1945). Fundou, organizou e dirigiu, desde 1974, o Centro de Pesquisas de Assistência Integrada à Mulher e à Criança (CPAIMC), que presta serviços às populações carentes da cidade do Rio de Janeiro.

Além de membro da Academia Nacional de Medicina, Hélio Aguinaga é fundador e foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Entidades de Planejamento Familiar. Também foi membro de outras sociedades como a de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Cancerologia, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, entre outras.

O corpo do Acadêmico Hélio Aguinaga está sendo velado nesta sexta-feira,  no Memorial do Carmo (sala 1), de 12 às 17h.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.