Academia Nacional de Medicina alerta sobre Malária e crise nas Terras Indígenas Yanomani

06/02/2023

O momento atual é de crise nas Terras Indígenas Yanomami. Equipes que estão na região e Serviços de Inteligência do Governo detectaram que grupos de garimpeiros que invadiram Terras Indígenas Yanomami estão espontaneamente saindo da região desde a declaração do estado de emergência.

A Academia Nacional de Medicina alerta a comunidade médica e as equipes de saúde que essa retirada em ritmo acelerado de áreas onde a malária, sobretudo aquela causada pelo Plasmodium falciparum, responsável pela formas mais graves da doença (e detectado na região com frequência bastante superior à média na Amazônia), pode gerar novos casos  em localidades com baixa incidência da doença ou mesmo em áreas de onde ela já foi eliminada.

O alerta se impõe porque, em áreas não endêmicas, o diagnóstico é mais dificilmente evocado e realizado mais tardiamente, o que pode gerar formas graves da doença e mortes.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.