Centro da Memória Médica

A exposição temporária “Bicentenário da Independência: 200 anos da Medicina no Brasil” está disponível gratuitamente para o público, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Pesquisa on-line

O Centro da Memória Médica da Academia Nacional de Medicina compreende o rico acervo histórico do Arquivo, Biblioteca e Museu. Em 2019, foi inaugurado um novo espaço físico no térreo do edifício principal da instituição, projetado para receber o público em geral. Dotado de um ambiente climatizado e acolhedor, o local visa atender visitantes e pesquisadores de forma gratuita, fomentando o avanço científico do país e preservando a trajetória dos eminentes cientistas brasileiros.

Este espaço abriga uma vasta coleção de documentos arquivísticos, obras bibliográficas e artefatos museológicos, que incluem instrumentos médicos, obras de arte, selos postais, óculos, medalhas e outros itens de valor histórico ligados à Academia, bem como objetos pessoais pertencentes a Acadêmicos, renomados médicos e figuras destacadas da história brasileira.

Além disso, o acervo inclui obras raras, teses, periódicos, folhetos, os Anais da Academia, referências importantes, prêmios concedidos ao longo dos anos e memórias produzidas pelos membros. Documentos textuais, como manuscritos, diplomas, atas e dossiês, assim como documentos iconográficos e audiovisuais que registram as atividades da instituição e de seus membros, também fazem parte desse rico patrimônio.

A iniciativa da Academia Nacional de Medicina na criação deste espaço evidencia seu compromisso em preservar o patrimônio histórico nacional. Por meio desses acervos, busca-se manter viva a memória, aproximando o passado do presente e projetando um futuro glorioso.


Regras para boa convivência na sala de consulta

Normas de reprodução


Horário de funcionamento:
segunda-feira à sexta-feira das 10h às 17h.

Consultas aos acervos:
Devem ser agendadas pelo e-mail centrodamemoriamedica@anm.org.br ou pelo telefone (21) 3970-8150.


Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.