Simpósio sobre Dia Mundial do Rim abre as Sessões Científicas

18/03/2024
Drª. Deise De Boni, Dr. Pedro Tulio Rocha, Presidente Acad. Eliete Bouskela, Acadêmico Omar da Rosa Santos e Dr. José Moura Neto no Simpósio Dia Mundial do Rim
Drª. Deise De Boni, Dr. Pedro Tulio Rocha, Presidente Acad. Eliete Bouskela, Acadêmico Omar da Rosa Santos e Dr. José Moura Neto no Simpósio Dia Mundial do Rim

Anualmente comemorado na Academia Nacional de Medicina, o simpósio da última quinta-feira (14), organizado pelo Acadêmico Omar da Rosa Santos, foi uma homenagem ao Dia Mundial do Rim. O intuito do evento foi conscientizar sobre a saúde do órgão e as doenças crônicas, por isso, também contou com a participação do Dr. José Moura Neto, Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), e do Dr. Pedro Tulio Rocha, Presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (SONERJ).

A dupla foi responsável por realizar a primeira apresentação da tarde, “Realidade e Desafios para o Atendimento Nefrológico no Brasil”, em que o Dr. Pedro Tulio ressaltou o trabalho da SBN e da SONERJ, a necessidade da criação do Dia do Rim e as ações das campanhas feitas não somente no Rio de Janeiro, mas em todo Brasil, como a iluminação de pontos turísticos famosos e uma reunião com a Ministra da Saúde. “Muito nos orgulha que já é o maior Dia Mundial do Rim, em número de eventos inscritos, com mais de mil ações em todo país”, contou o Presidente do SONERJ.

O Transplante Renal é uma das principais opções de tratamento para os doentes renais crônicos, e por isso, durante o simpósio, foram feitas duas apresentações sobre o tema. A primeira delas com o Acadêmico José Osmar Medina Pestana, em que abordou a visão nacional na palestra “Transplante Renal no Brasil”, expondo dados do Sistema Nacional de Transplantes, explicando a legislação brasileira para esse procedimento e a evolução da doação de órgãos no país.

Em seguida, a Drª. Deise De Boni Monteiro de Carvalho abordou a visão do estado no tema “Transplante Renal no Rio de Janeiro”, com a curiosidade de que o primeiro transplante renal da América Latina foi realizado no Hospital dos Servidores do Estado. Também foi ressaltado a melhor qualidade de vida após o transplante, os hospitais que realizam o transplante no Rio de Janeiro, a situação dos doadores e a necessidade estimada no estado. 

Acadêmico Maurício Younes Ibrahim na Bancada Acadêmica no Simpósio Dia Mundial do RIm
Acadêmico Maurício Younes Ibrahim na Bancada Acadêmica

Após o intervalo, o simpósio continuou com foco nas doenças renais. O Acadêmico Maurício Younes Ibrahim apresentou o tema “Disfosfatemia: Revisitando Conceitos na Doença Renal Crônica”, sobre presença do fósforo, o elemento químico, no organismo e o como ele afeta a doença renal crônica. Em seguida, o Acadêmico Miguel Riella abordou “Cuidado Integral nas Doenças Renais: 40 anos da Fundação Pró-Renal”, ressaltando a importância da fundação no amparo à pesquisa clínica e aos cuidados do paciente, principalmente no tratamento com mais de um profissional especialista.

Por fim, o Acadêmico José Suassuna finalizou a noite de palestras com o tema “Tecido Adiposo Renal: Elo entre as disfunções metabólicas e cardiovasculares”. Ele fez um paralelo com o que foi apresentado pelo Acad. Riella e ressaltou que a obesidade é um problema crescente de saúde pública, destacando que existem formas de prevenir a doença. 


Esse foi o primeiro simpósio da gestão da Presidente Eliete Bouskela, marcando o início das Sessões Científicas de 2024. Para assistir o Simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.