CARLOS PAIVA GONÇALVES FILHO

05/01/2021

É com imenso pesar que a Academia Nacional de Medicina (ANM) comunica o falecimento, no dia 02 de janeiro de 2021, do seu membro titular, o acadêmico Carlos Paiva Gonçalves Filho.

Paiva Gonçalves Filho graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1954), onde também concluiu o doutorado em 1963. Possuía ainda especialização em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (1958).

O acadêmico foi idealizador da cânula de aspiração/irrigação para a cirurgia de catarata. Paiva Gonçalves Filho recebeu diversos prêmios e homenagens, participou de congressos nacionais e internacionais, teve dezenas de trabalhos publicados e integrou comissões examinadoras de concursos. 

Foi membro de diversas sociedades de oftalmologia, entre as quais a Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa e a Sociedade de Professores de Oftalmologia do Estado do Rio de Janeiro, sendo um dos fundadores e Secretário Geral da 1ª Diretoria. Eleito para o Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Integrante de Comissões da Diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Diretoria da Sociedade Brasileira de Oftalmologia; Membro do Conselho Editorial dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. Membro da Câmara de Oftalmologia do Cremerj.

O acadêmico faleceu aos 91 anos. Aos familiares e amigos do oftalmologista Carlos Paiva Gonçalves Filho, a Academia Nacional de Medicina presta toda sua solidariedade.

Confira a íntegra da biografia do acadêmico: https://www.anm.org.br/carlos-paiva-goncalves-filho/.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.