Instituto Estadual do Cérebro como modelo de atendimento

07/11/2015

No dia 05 de novembro, o Acadêmico Paulo Niemeyer Filho proferiu conferência sobre o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e apresentou como esta iniciativa se tornou um modelo de sucesso, tanto no atendimento à população, quanto nas áreas de ensino e pesquisa. Localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, ocupando, desde 2013, o antigo prédio do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), o Instituto Estadual do Cérebro, também chamado de Hospital do Cérebro, foi criado para atender a uma demanda, no Rio de Janeiro, por um centro de referência em cirurgias neurológicas de alta complexidade, como em casos de tumores, aneurismas e epilepsia, entre outros.

O palestrante, Acadêmico Paulo Niemeyer Filho

O Acadêmico Paulo Niemeyer Filho lembrou que o projeto nasceu de uma ideia apresentada pelo então Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Côrtes, diante do fechamento deste tipo de serviço na Santa Casa de Misericórdia. O principal diferencial, na área administrativa, deste empreendimento é o fato de se tratar de uma parceria público-privada, gerida por uma organização social sem fins lucrativos (Pró-Saúde), cuja renovação do contrato se define pelo cumprimento de metas de produção, de qualidade e de resultado.

Mesa Diretora durante os debates

Com 100% de seus pacientes do SUS, encaminhados pelo sistema de regulação do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer não restringe suas atividades ao atendimento médico, sendo um centro de excelência, também, no ensino, com a formação de novos cirurgiões, e na pesquisa, principalmente no desenvolvimento de novos medicamentos e de tecnologias cirúrgicas. Inaugurado com um simpósio que contou com a presença do neurocirurgião americano Robert Spetzler, o Hospital do Cérebro realizou sua primeira cirurgia, em agosto de 2013, com um caso emblemático: o procedimento foi feito em um paciente com Parkinson, o que não era oferecido anteriormente pelo sistema estadual de saúde. Desde então, o número de cirurgias vem crescendo ano a ano, sendo que mais de 2600 já foram efetuadas em 2015.

Acadêmico Paulo Niemeyer Filho recebe certificado das mãos do Acadêmico Claudio Cardoso de Castro
O palestrante, Acadêmico Paulo Niemeyer Filho, sendo cumprimentados por seus confrades

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.