Alexandre Kalache novo Honorário Nacional da ANM

11/11/2021

“Quando o nome de Kalache foi indicado para receber o título de Honorário Nacional da Academia Nacional de Medicina (ANM) foi aceito por unanimidade pelo plenário da Academia. É uma honra tê-lo aqui conosco”, declarou o presidente da ANM, professor Rubens Belford Jr., na abertura da sessão virtual que concedeu a outorga, no dia 11 de novembro de 2021.

A saudação de boas-vindas ao professor Alexandre Kalache coube ao acadêmico Sérgio Novis, que não economizou palavras de afeto e admiração ao mais novo membro da ANM. Ele destacou a participação do homenageado à frente da diretoria da Organização Mundial de Saúde (OMS), onde atuou na área de envelhecimento, tendo percorrido a Europa, Ásia, África e as Américas, interessado nos aspectos epidemiológicos da terceira idade.

“Kalache é um homem do mundo e conhecido em todo o canto como precursor dos cuidados e proteção aos indivíduos idosos. Ele é uma pessoa absolutamente fora de série no sentido da sua simpatia e da sua capacidade no trabalho. Seja bem-vindo, vossa excelência. A partir de agora, você também tem esse título da ANM”, saudou Novis.

Levantando a mão virtual, o acadêmico Paulo Buss pediu a palavra para também saudar o mais novo membro. Segundo ele, o professor Kalache é um dos mais laureados cientista, médico, epidemiologista e sanitarista do mundo e do futuro.

“Kalache abordou o tema da terceira idade e da longevidade quando pouca gente se referia a isso. Ele é o campeão mundial dessa área que interessa a todos. Até hoje, o professor mantém acessa a chama da paixão pela medicina e, sobretudo, pela paixão ao ser humano. A ANM se enriquece com sua vinda!”, finalizou Buss. 

De Londres, na Inglaterra, o professor Alexandre Kalache conseguiu assistir toda a sessão e os comentários de outros acadêmicos, mas devido a problemas de conexão, não pode interagir no evento. Por isso, ficou estabelecido que no próximo ano, em 2022, Kalache terá a oportunidade de compartilhar com a ANM suas impressões sobre o recebimento desse título. Vamos esperar esse momento especial de poder ter a oportunidade de interagir com o professor do mundo.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.