Academia Nacional de Medicina aproxima os estudantes e sedia posse da Diretoria Executiva da ABLAC

25/03/2017

Ainda dentro do espírito de aproximar os estudantes de medicina da Instituição, a ANM cedeu espaço no sábado (25 de março de 2017), para a posse da nova Diretoria Executiva da Regional Rio de Janeiro/Espírito Santo da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia, além da fundação do Capítulo Estadual do Rio de Janeiro.

O Acadêmico Rossano Kepler Alvim Fiorelli representou o Presidente Francisco Sampaio na mesa diretora da solenidade

A Associação, fundada em 22 de fevereiro de 2014, tem como objetivo valorizar o ensino da Cirurgia, promover a interação entre acadêmicos e Escolas de Medicina de todo o Brasil, além de implementar melhorias na qualidade da assistência médica à comunidade por meio do funcionamento das Ligas Acadêmicas. O projeto envolve estudantes de mais de 80 Ligas de Universidades de todas as regiões do Brasil, caracterizando esta como uma das iniciativas mais importantes no âmbito do Ensino Médico no país.

O Acadêmico Rossano Fiorelli, referência no ensino da Cirurgia, fez discurso inicial em agradecimento à Academia Nacional de Medicina e às Sociedades parceiras que apoiaram a criação deste núcleo regional para desenvolvimento da Educação Médica em Cirurgia. A mesa diretora foi composta pelos Acadêmicos Rossano Fiorelli e Carlos Alberto Basílio de Oliveira, os Professores Murched Omar Taha (Presidente Docente Nacional da ABLAC) e Agostinho Ascenção (UNIRIO), o discente Yuri Justi Jardim (FMUSP) – Presidente Discente Nacional da ABLAC e o discente José Francisco Ferreira Lima (UNIRIO) – Futuro Presidente da Regional RJ-ES da ABLAC.

Integrantes da ABLAC preencheram o Anfiteatro da ANM

Em seguida, foi lido o Estatuto Social da Regional RJ-ES, que versou sobre os objetivos da unidade, as atribuições dos Professores-Orientadores e Diretores Acadêmicos. Presidente Docente Nacional da ABLAC, o Professor Murched Omar Taha empossou os Diretores Docentes da nova Regional, convocando-os nominalmente para realizar a entrega do broche oficial da ABLAC. Já no que se refere ao Capítulo do Rio de Janeiro também foi feita a leitura de seu Estatuto Social, seguida pela posse dos Diretores Acadêmicos

Em um dos momentos mais marcantes da solenidade, foi feita a entrega das homenagens e condecorações aos Professores que contribuíram para o desenvolvimento do Ensino Médico em Cirurgia. Ao Presidente da Academia Nacional de Medicina, Acadêmico Francisco José Barcellos Sampaio, foi conferido o título de “Padrinho da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia – ABLAC”, como homenagem à sua colaboração para a realização do evento. Ao ex-Presidente e Acadêmico Pietro Novellino, foi conferido o título de “Personalidade Educacional do Ano”, como homenagem aos 60 anos de prática e ensino da cirurgia, completados em 2017. O também Acadêmico Carlos Alberto Basílio de Oliveira foi consagrado com o título de “Professor Benemérito da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia – ABLAC”, como homenagem ao seu apoio e consideração irrestritos a esta Associação.

Ao final da cerimônia, foram apresentados os projetos pré-desenvolvidos pela Regional RJ-ES e pelo Capítulo Estadual do Rio de Janeiro, com especial destaque para os Congressos Interestadual e Estadual das Ligas Acadêmicas em Cirurgia e o Projeto de Extensão elaborado pela Diretora Manuella Oliveira Bueno (UFRJ), responsável pela Direção de Extensão do Capítulo RJ.

A Diretoria Executiva da Regional Rio de Janeiro/Espírito Santo

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.