Dr. Jair de Castro toma posse na Academia Nacional de Medicina

Comissão de Honra: Acadêmicos José Carlos do Valle, Paulo Niemeyer, Carlos Alberto Barros Franco, Jorge Alberto Costa e Silva, Mauricio Magalhães Costa, Rubens Belfort Jr. e Oswaldo Moura Brasil.

Quase finalizando mais um Ano Acadêmico, a Academia Nacional de Medicina (ANM) abriu as portas na última sexta-feira (11) para amigos e convidados na posse do Dr. Jair de Castro. O médico otorrinolaringologista ocupará a Cadeira Nº 68 da Secção de Cirurgia, patrono Arnaldo Tertuliano de Oliveira Quintella, na vaga do Ex-Presidente Acad. Marcos Fernando de Oliveira Moraes, que faleceu em maio de 2020. O Novel Acadêmico foi saudado pelo Acad. Silvano Raia e a sua Comissão de Honra foi composta pelos Acadêmicos José Carlos do Valle, Paulo Niemeyer, Rubens Belfort Jr., Carlos Alberto Barros Franco, Maurício Magalhães Costa, Jorge Alberto Costa e Silva, e Oswaldo Moura Brasil.

Na Mesa Diretora da Solenidade, estiveram presentes o Presidente da ANM Francisco Sampaio, o Secretário-Geral José Galvão Alves, o Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, o Ex-Presidente Acad. Jorge Alberto Costa e Silva, e o Ex-Presidente Acad. Rubens Belfort Jr.. Entre as autoridades, compuseram a bancada: Jary Castro, vice-presidente da Santa Casa de Campo Grande; Guilherme Almeida, representando a Sociedade Otorrinolaringologia do Estado do Rio de Janeiro; Acadêmico Jerson Lima, presidente da FAPERJ; os Beneméritos da ANM Dr. Pedro Grossi Jr. e o Ex-Ministro Bernardo Cabral; Padre Jorjão, representando o Cardeal Dom Orani; Selma Sabra, presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro;  Hilton Koch, presidente da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação; Alberto Schanaider, diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ; Dr. Francisco Horta, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro; e o Senador Pedro Chaves dos Santos Filho.

Mesa Diretora da Solenidade

O discurso de saudação foi feito pelo Acad. Silvano Raia. Com belíssimas palavras, o Acadêmico exaltou a importância da ANM e compartilhou as principais inspirações do Dr. Jair de Castro para seguir a especialidade como otorrinolaringologista. Os feitos da carreira do Novel Acadêmico foram destacados, assim como a presença de Tilia, sua esposa e parceira de trabalho, como o grande apoio durante a sua vida. O Acad. Silvano Raia finaliza com lindas palavras cheias de metáfora, ciência, carinho e amor direcionadas ao Dr. Jair de Castro.

Novel Acadêmico em seu discurso

Ao realizar o seu discurso, Dr. Jair de Castro relembra a história da ANM e a sua relação com o império brasileiro. O Novel Acadêmico compartilhou que sempre foi um grande frequentador das Sessões da Academia e esperou pacientemente pela abertura de uma vaga em que pudesse se candidatar. O otorrinolaringologista seguiu o protocolo e falou sobre os ocupantes da sua Cadeira, o Patrono e os Acadêmicos da sua Comissão de Honra. Com uma lista de pessoas para agradecer e homenagem ao pai, o empossado finaliza abordando a pandemia e a rapidez que as coisas mudaram, ressaltando que o tempo passa com pressa.

Para assistir a posse do Novel Acadêmico Jair de Castro, clique aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.