Presidente Jorge Alberto Costa e Silva faz visita a Portugal e estreita relações entre o país e a ANM

05/09/2019

Em novembro de 2017, durante os primeiros meses de sua gestão como Presidente da Academia Nacional de Medicina, o psiquiatra Jorge Alberto Costa e Silva inaugurou uma nova fase da expansão da atuação da quase bicentenária instituição com criação dos Núcleos de Relações Institucionais da ANM, um dedicado para a atuação nacional da instituição e outro dedicado às atividades internacionais. Como resultado desta ação, a Academia Nacional de Medicina vem consolidando sua presença nos cenários nacional e internacional por meio da assinatura de acordos, firmamento de parcerias e realização de eventos conjuntos com consagradas instituições científicas de todo o mundo.

No que concerne à atuação internacional da egrégia Casa, um dos pontos focais no estabelecimento de relações científicas é Portugal, onde, ainda em setembro de 2018 a instituição participou de cerimônia histórica realizada na Universidade de Lisboa, ocasião na qual os Drs. Roberto de Andrade Medronho (Diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ) e Antonio José Ledo Alves da Cunha assinaram acordo de cooperação entre esta instituição e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Participaram da mediação deste acordo o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva e o Dr. Fausto Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, cuja liderança na área da Cardiologia e a ajuda inestimável na consolidação das relações entre as Academias de Medicina do Brasil e de Portugal culminaram na outorga do título de Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina do Brasil em 9 de maio de 2019.

Além disso, as instituições realização reunião no dia 6 de dezembro de 2019 na cidade do Porto, belo e histórico destino às margens do rio Douro. A reunião é fruto do trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho formado pelos confrades Francisco Sampaio, Arno von Ristow e Maurício Magalhães.

Desde então, o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva vem se empenhando na consolidação da presença da ANM no país lusófono, tendo participado no dia 4 de setembro como convidado especial da solenidade de entrega do Prêmio Antônio Champalimaud de Visão (maior prêmio do mundo na área de Oftalmologia). Dentre os vencedores, merece destaque o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO), que presta serviços médicos por meio de diagnósticos, tratamentos clínicos e cirúrgicos em projetos assistenciais e didáticos com a missão de promover, de modo sustentável e inovador, a gestão de recursos, apoiando o ensino, pesquisa e assistência oftalmológica. O Instituto é presidido pelo Acadêmico Rubens Belfort Mattos Jr.

Na ocasião, o Acad. Jorge Alberto Costa e Silva foi recebido de maneira afetuosa pelo Presidente de Portugal, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, que firmou compromisso de participar da Reunião Conjunta das Academias de Medicina e Portugal.

Acadêmico Rubens Belfort, o Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva

No dia 6 de setembro, a agenda do Presidente em Portugal incluirá visita à Fundação Champalimaud e seu Centro de Pesquisa em Neurociência. A Fundação faz investigação em áreas de ponta e tem como prioridade estimular descobertas com alto impacto no bem-estar social, além de patrocinar novos padrões de conhecimento. No Centro Champalimaud são desenvolvidas atividade nas áreas das neurociências, câncer e projetos na área de oftalmologia (em especial a luta contra a cegueira), através de programas de investigação e da prestação de serviços clínicos de excelência. Na ocasião, o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva será acompanhado do Presidente da Fundação e dos Diretores do referido Centro de Pesquisa.

O Acad. Rubens Belfort Filho e o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva, tendo à sua esquerda Sua Excelência o Senhor Presidente da República de Portugal, Prof Dr. Marcelo Rebelo de Sousa e o Embaixador do Brasil em Portugal Carlos Alberto Simas Magalhães

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.