Nos tempos dos exames complementares

14/06/2013

Os acadêmicos Mario Barreto Corrêa Lima, José Carlos do Valle e José Galvão Alves lançaram no dia 13/06/2013, o livro A Semiologia e a Clínica. Nos tempos dos Exames Complementares. Editado pela Fiocruz e ANM, o livro discute as características atuais da medicina que passa “por uma crise com muitas variáveis”. Entre as quais, componentes econômico, de credibilidade e de desempenho. Tais componentes afetam o exercício ético da medicina, afirmam.

O progresso da ciência e da tecnologia, nas últimas décadas, e o surgimento das especialidades, subespecialidades ou superespecialidades contribuíram para a explosão do número de exames complementares dos mais variados tipos, impossibilitando ao médico conhecê-los, dominá-los e muito menos utilizá-los, disse o acadêmico Mario Barreto Corrêa Lima.

Esse quadro tem reflexos na relação médico e paciente e também no ensino médico que no mundo inteiro se mostra deficiente. A alta tecnologia e a boa qualidade no atendimento não são excludentes, escreveu.

O livro é fruto do simpósio realizado na Academia Nacional de Medicina e patrocinado pelo Ministério da Saúde, em 2009, e o objetivo é distribui-lo entre estudantes de medicina e profissionais da saúde.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.