A simulação na cirurgia pela Realidade Virtual

11/05/2015

Médicos, recém-formados e estudantes de Medicina presentes ao Simpósio Internacional de Atualização em Cirurgia na última quinta, 07, na Academia Nacional de Medicina, no Rio, tiveram uma expressiva amostra da revolução que a tecnologia e a robótica estão fazendo nos procedimentos cirúrgicos. No intervalo das palestras, no hall do anfiteatro, os jovens operavam, maravilhados, os Simuladores com Realidade Virtual (SRV) instalados pelo Instituto SimuTec, uma empresa brasileira-israelense especializada em treinamento contínuo de Procedimentos Minimamente Invasivos. E, como num jogo virtual, por meio de um joystick, manejavam pinças cirúrgicas que, mostradas na tela de um computador, realizavam intervenções complexas como uma cirurgia digestiva ou cardiovascular.

O primeiro Centro de Treinamento em Simulação com Realidade Virtual do Instituto SimuTec foi inaugurado em março de 2014 e já registrou mais de 20 mil horas de treinamento, atendendo mais de 1.000 alunos. Em parceria com o Instituto, o  Hospital das Clínicas, em Porto Alegre, treinou seus residentes e médicos, obtendo sensível melhoria na performance dos procedimentos cirúrgicos. No final deste mês, a empresa vai inaugurar o Centro de Treinamento do Rio de Janeiro, com capacidade de treinar mais de 2500 pessoas em 45.000 horas.

Os equipamentos, de fabricação israelense, de última geração, são operados individualmente e baseados em repetição de procedimentos, em programas semestrais ou anuais de, no mínimo, duas horas semanais. Ao fim do treinamento, os alunos estão habilitados para realizar procedimentos com a maior precisão em videolaparoscopia, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, angiografia, urologia, ortopedia, traumatologia, ginecologia e obstetrícia, entre 15 especialidades médicas. “Nossa equipe, composta por profissionais especializados e médicos, desenvolve cronogramas de treinamento baseados em estudos clínicos que resultam em melhoria da qualidade de atendimento, diminuição do tempo de recuperação e risco de infecções do paciente”, explica a gerente de Marketing do Instituto SimuTec, Alexandra Solange Barreiros.

Segundo Solange, ao permitir um número ilimitado de repetições, a metodologia de aprendizagem e treinamento por meio de (SRV) é a mais próxima da realidade, sem a necessidade da utilização de cobaias humanas ou animais. Além de possibilitar treinamento para casos mais complexos e raros, tem capacidade para treinar um número expressivo de pessoas. “Nosso trabalho é feito em parceria com instituições públicas e privadas, principalmente universidades, hospitais e clínicas, onde incrementamos as componentes práticas de forma sólida e consistente no atendimento aos graduandos, residentes e médicos”, explica a gerente de Marketing do Instituto SimuTec.

Funcionária do Instituto orienta usuário 
Estudantes experimentam simulador
Gerente de Marketing do Instituto, Alexandra Solange Barreiros

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.