Acad. Orlando Marques Vieira é homenageado em simpósio da ANM

22/11/2023
Homenageado, Acad. Orlando Marques Vieira, e o Presidente Acad. Francisco Sampaio

Em uma quinta-feira (09) emocionante, a Academia Nacional (ANM) de Medicina homenageou um dos seus mais ilustres Membros, o Acadêmico Orlando Marques Vieira. O Simpósio Internacional de Cirurgia: 90 anos do Acad. Orlando Marques Vieira foi organizado pelo Presidente Acad. Francisco Sampaio, o Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, homenageado em junho em simpósio sobre ensino em cirurgia, e o Acad. Rossano Fiorelli. Durante a abertura da Sessão, o Presidente ressaltou a importância do Acadêmico para a ANM, mencionando seus anos de dedicação, amor e fraternidade. 

A programação do Simpósio foi repleta de amigos e pupilos do Acad. Orlando Marques Vieira, que relatou estar emocionado com essa homenagem. “É um evento grandioso na vida de quem recebe, ficará eternamente marcado na minha”, contou o Acadêmico. “Espero continuar na companhia de todos e sempre recebendo a colaboração necessária e útil de todos os Acadêmicos”, finalizou ele para iniciarem as apresentações.

Entre as apresentações sobre a evolução da cirurgia nos últimos anos, duas apresentações destacaram o Professor Orlando. O Acadêmico Henrique Murad foi seu aluno e na palestra Orlando Marques Vieira: O Cirurgião e seu Legado, compartilhou sua história de vida, carreira, curiosidades sobre o homenageado e lembranças de quando foi seu pupilo em cirurgia, momento que ganhou um mestre e um amigo. “Eu sou parte desse legado. O Professor Orlando contribuiu diretamente para minha formação cirúrgica”, contou o Acad. Murad. 

Na segunda parte do simpósio, o Dr. Luiz Guilherme Romando apresentou Importância de Orlando Marques Vieira no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), destacando o seu papel no CBC e sua dedicação ao ensino universitário. O Acadêmico ingressou no CBC em dezembro de 1967, como membro associado e não demorou muito para se tornar titular. O Acad. Orlando foi presidente do CBC de 1992 a 1994, com uma vitória expressiva e um mandato com muitas mudanças, resultando em uma instituição com maior participação de seus filiados. “Admirado por seus pares, querido por todos os funcionários, graduados ou não, sua presença da dependência da sede sempre foi, e ainda é, festejada graças a sua generosidade e cordialidade com todos”, contou o médico. 

Acadêmicos e família do homenageado durante simpósio

O Acadêmico Carlos Alberto Basílio, amigo e companheiro de Sessões do homenageado, fez um emocionante discurso sobre a carreira, vida, personalidade e família do Acad. Orlando Marques Vieira, o considerando uma alma gentil. “A questão é que ele é bom na cirurgia porque ele é bom humano. Ele é uma criatura que fala com os olhos da alma, consequentemente, os resultados são esses”, elogiou o Acad. Basílio.

Mais um dos pupilos do Acad. Orlando, o Acadêmico Alberto Schanaider, apresentou o tema História do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição em que o Prof. Orlando graduou-se e deu aula, e hoje o Acad. Schanaider dirige a Faculdade de Medicina. Ele contou a história da UFRJ, abordou o surgimento do departamento de cirurgia e citou os Membros da ANM que também dirigiram o curso. 

A evolução das técnicas cirúrgicas também foram tópicos discutidos no simpósio em homenagem ao Professor Orlando. Na apresentação A Evolução da Cirurgia Hepática no HUCFF da UFRJ, o Prof. Joaquim Ribeiro Filho falou sobre a evolução do transplante de fígado, as técnicas cirúrgicas e as atualizações. Enquanto na segunda parte do simpósio o Prof. André Luiz Moreira palestrou sobre Cirurgia Robótica na Doença de Crohn, o Prof. Flavio Malcher discorreu sobre O que aprendemos em 20 anos na Cirurgia da Parede Abdominal, e o Correspondente Internacional da ANM Prof. Ricardo Zorrón abordou o Futuro da Cirurgia Gástrica – Já estamos lá?.


Para assistir o simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.