Academia Nacional de Medicina e Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina realizam reunião conjunta

30/09/2017

A Academia Nacional de Medicina, instituição científico-cultural mais antiga do Brasil, fundada em 30 de junho de 1829 e a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, fundada em 19 de maio de 1990, realizaram entre os dias 29 setembro e 1º de outubro de 2017, uma Sessão Conjunta na sede da Academia gaúcha.

A convite do Presidente da Academia Sul-Rio-Grandense, o também Acadêmico Gilberto Schwartsmann, os Acadêmicos participaram das atividades programadas, que incluíram palestras na sede da Academia Sul-Rio-Grandense e reuniões de confraternização entre os membros de ambas as Academias. O convite foi também extensivo aos cônjuges dos Acadêmicos, configurando um agradável final de semana de troca de conhecimentos e comunhão entre os pares. Estiveram presentes os Acadêmicos Pietro Novellino, Jorge Alberto Costa e Silva, Omar da Rosa Santos, Silvano Mario Attilio Raia, Eliete Bouskela, José Carlos do Valle, Carlos Antonio Mascia Gottschall, Manassés Claudino Fonteles, José de Jesus Peixoto Camargo, Antonio Egidio Nardi, Ricardo José Lopes da Cruz, José Luiz Gomes do Amaral e Walter Araujo Zin.

Acadêmicos Pietro Novellino, Jorge Alberto Costa e Silva (Presidente), Gilberto Schwartsmann e Antonio Nardi durante a Sessão da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina

Conforme disposto no Regimento Interno da instituição, as Sessões Ordinárias da Academia Sul-Rio-Grandense serão realizadas mensalmente, no último sábado de cada mês. Na Sessão organizada no dia 30 de setembro, além dos procedimentos rotineiros da instituição, foram realizadas conferências por parte de alguns dos Acadêmicos da ANM.

O Presidente Jorge Alberto Costa e Silva abriu os trabalhos junto ao Acad. Gilberto Schwartsmann, que também convidou o ex-Presidente Pietro Novellino e o 1º Vice-Presidente Antonio Egidio Nardi para tomar assento à mesa. A palestra, intitulada “As Perspectivas da Medicina no Século XX”, apresentou um panorama geral da evolução da Medicina, apontando importantes pontos de inflexão para os profissionais da área. Na sequência, o Acad. Manassés Claudino Fonteles apresentou a conferência “Atualização sobre as Guanilinas”, tema de pesquisa do Acadêmico, que é Professor Titular e Emérito da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Abordando “Transtorno Bipolar – Atualização e Perspectivas”, o Acadêmico e Vice-Presidente da ANM Antonio Egidio Nardi destacou a complexidade e heterogeneidade da doença, que possui graves associações como o suicídio. A rodada de conferências foi encerrada com a contribuição do Acad. Ricardo Cruz, que abordou o “Estado Atual dos Transplantes de Face”, apresentando os últimos avanços da área.

O final de semana de confraternização foi finalizado com um tradicional churrasco gaúcho na propriedade do Acadêmico Gilberto Schwartsmann, onde os convidados puderam degustar os vinhos da vinícula Laurentia, fundada em 1996 em Barra do Ribeiro (RS).

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.