Academia Nacional de Medicina realiza Sessão Plenária com o Corpo Acadêmico

05/11/2015

Na tarde de 05 de novembro, a Academia Nacional de Medicina realizou mais uma Reunião Plenária com o Corpo de Acadêmicos, oportunidade em que o Presidente Francisco J. B. Sampaio apresenta as ações que estão sendo desenvolvidas por sua Diretoria e ouve opiniões dos demais Acadêmicos sobre os mais diversos assuntos referentes à Instituição.

Presidente Francisco J. B. Sampaio durante sua apresentação

No encontro, foi destacada a importância da programação, com antecedência, da agenda científica (já definida e finalizada para o 1º semestre de 2016), fato que, além de permitir a organização prévia de Acadêmicos de outros Estados para que venham às Sessões, promove a inclusão de temas relevantes e atrativos à imprensa, divulgando as atividades da ANM. Durante Sessões Ordinárias, ademais os simpósios e as conferências que atraíram grande público, um dos pontos altos foi a realização da primeira videoconferência na ANM com os Acadêmicos de São Paulo (reunidos no INCOR), que será repetida no simpósio “O Direito de Morrer”, dia 26 de novembro, quando também será utilizado um sistema interativo de perguntas e respostas.

Em sua apresentação, o Presidente Francisco Sampaio realçou a manifestação da Academia Nacional de Medicina, por meio de documentos oficiais, acerca de temas como a possível fusão entre CAPES e CNPq e o financiamento à pesquisa e à pós-graduação, objetivando desempenhar seu histórico papel de aconselhamento e auxílio a governos de todas as esferas. A ANM também buscou abrir suas portas à sociedade, principalmente a estudantes e médicos, por meio de seu Curso de Atualização em Medicina, Cirurgia e Ciências Aplicadas, do programa “Uma Tarde na Academia” e dando suporte a diferentes iniciativas de ligas acadêmicas, desde grandes eventos, como o 1º Encontro das Ligas de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, no Anfiteatro Miguel Couto, até aulas de grupos de alunos de faculdades específicas, no Auditório Xavier Sigaud. A aproximação com a comunidade se dá, adicionalmente, pela constante atualização do site (anm.org.br) e da página da ANM no Facebook.

Desde agosto, conforme explicado pelo Presidente Francisco Sampaio, foi iniciado um intenso trabalho de valorização da história da Academia Nacional de Medicina. Neste sentido, os principais destaques são o restauro e a preservação do acervo: cadeiras da época da Academia Imperial de Medicina, inclusive a cadeira de D. Pedro II, espelho do Império, quadros, óculos, esculturas e móveis já foram, ou ainda serão, recuperados. O Presidente Francisco Sampaio apresentou, também, o projeto de criação do “Espaço de D. Pedro II” no Salão Nobre, com a cadeira, espelho, o atestado de óbito, os quadros e os óculos.

Outra iniciativa revitalizada são os tradicionais prêmios oferecidos pela ANM, com a reabertura do Prêmio Academia Nacional de Medicina (nesta edição, na área de cirurgia) e do Prêmio Austregésilo, e com a criação do Prêmio Presidente da Academia Nacional de Medicina, que, em 2016, homenageia os Presidentes Joaquim Candido Soares de Meirelles, Aloysio de Castro e Deolindo Augusto de Nunes Couto.

O Presidente Francisco Sampaio, encaminhando-se ao final da apresentação, ressaltou a concepção da Editora da Academia Nacional de Medicina, que produzirá, entre outros documentos, os Anais da ANM (duas edições por semestre) e livros sobre os Presidentes e as coleções de quadros e de óculos, esculturas e mobiliários da Instituição, além dos livretos dos Acadêmicos. Também foi destacada a continuidade do projeto do Centro da Memória Médica, elaborado na gestão do Acadêmico Pietro Novellino.

Na sequência, diversos Acadêmicos se manifestaram, elogiosos, com relação ao dinamismo das ações desenvolvidas pela atual Diretoria e destacaram a importância da defesa dos interesses da ANM. Também foram discutidos o processo de entrada de novos Acadêmicos e a relevância da expansão da atuação da Academia Nacional de Medicina no cenário brasileiro, tornando-se, cada vez mais, um elemento influente na tomada de decisões a nível nacional, estadual e municipal.

Mesa Diretora da Reunião Plenária: Acadêmicos Claudio Cardoso, Cláudio Ribeiro, Francisco Sampaio (Presidente da ANM) e Rubens Belfort Jr.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.