Acadêmicos José Gomes Temporão e Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro são nomeados para o Conselho da Fundação Saúde

30/10/2017

No capítulo do estatuto da Academia Nacional de Medicina referente aos seus objetivos e à missão da instituição, lê-se que esta:

“(…) foi fundada ‘especialmente para responder às perguntas do Governo sobre tudo o que interessar à saúde pública e principalmente sobre as epidemias, as moléstias de certos países, as epizootias, os diferentes casos de medicina legal, a propagação da vacina e investigações que puderem concorrer para o progresso da arte de curar’”

Assim sendo, na qualidade de instituição científico-cultural mais antiga do país, a ANM nomeou dois de seus mais ilustres membros para integrar o Conselho Curador da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

A Fundação Saúde é uma entidade pública que visa à gestão da saúde pública no Estado do Rio de Janeiro. É um órgão integrante da administração pública indireta, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, atuando em consonância com as diretrizes constitucionais e legais previstas para o Sistema Único de Saúde.

cadêmicos José Gomes Temporão e Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro

Seu principal objetivo é oferecer à população atendimento em serviços de saúde com qualidade e eficiência, mantendo equipe permanente de profissionais de saúde aprovados em concurso público e oferecendo salários compatíveis com o mercado de trabalho.

Além do atendimento à população, a Fundação Saúde atua também no campo da educação permanente, promovendo atividades de ensino, cursos de capacitação e qualificação profissional e pesquisa, objetivando o aprimoramento da gestão das unidades de saúde.

Conforme previsto no artigo 14, V, da Lei Estadual nº 5.164/2007, a Academia Nacional de Medicina deverá realizar a indicação de Membros, com mandato de dois anos, para integrar o Conselho Curador da Fundação Saúde. O Conselho é um órgão superior de direção, cujas funções são a fiscalização e o controle da Fundação – a Diretoria Executiva, órgão da gestão da Fundação, está subordinada ao Conselho Curador, dependendo de suas deliberações para o funcionamento pleno da Fundação Saúde.

Tendo em vista a importância dessa função, o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva nomeou os Acadêmicos José Gomes Temporão e Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro para exercerem a representação da ANM, tendo em vista sua ativa participação em assuntos referentes à Saúde Pública.

José Gomes Temporão nasceu em 20 de outubro de 1951, em Portugal. Graduou-se em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1977, tendo se especializado em Doenças Tropicais na mesma Universidade. Possui Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e Doutorado em Medicina Social no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Destacou-se ao participar do movimento sanitarista que resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O Acadêmico foi Ministro da Saúde, Presidente do Instituto Nacional do Câncer (2003-2005) e Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde da Fiocruz (FIOTEC) de 2002 a 2003.

Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro nasceu em 19 de agosto de 1952. Graduou-se em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1976), obtendo o Mestrado em 1981(Diplôme d’Études et de Recherches en Biologie Humaine) e o Doutorado em 1983 (Doctorat d’État en Biologie Humaine) pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie) e Pós-Doutorado no Institut Pasteur (Paris, 1998). Pesquisador Titular do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), que dirigiu (1993-1994) e onde chefiou o Departamento de Ensino e o Departamento de Imunologia. Chefe do Laboratório de Pesquisas em Malária, que abriga o Centro de Pesquisas, Diagnóstico e Treinamento em Malária (CPD-Mal) – Laboratório de Referência da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS-MS) para o diagnóstico de malária na Região Extra-Amazônica.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.