Acadêmicos visitam instituição chinesa e fomentam laços de cooperação da ANM

17/04/2015

Como prova da visibilidade que vem sendo obtida por meio da atuação do Núcleo de Relações Institucionais Internacional da Academia Nacional de Medicina, o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva participou, em abril deste ano do Segundo Workshop da Rede Ásia-Pacífico de Inovação em Medicamentos e Diagnóstico sobre Doenças Tropicais Negligenciadas – AP-NDI, no qual foi enfatizada a importância do trabalho desenvolvido naquela ocasião e a importância do fortalecimento da ação em rede por parte das instituições científicas.

Acadêmicos Oswaldo Moura Brasil e Maurício Magalhães junto ao Dr. Xiao-Nong Zhou
Visita fez parte das atividades do Núcleo de Relações Institucionais Internacionais da ANM

Tendo em vista este fato, quando de seu retorno, o Presidente formou comissão especial para o estabelecimento das relações entre a instituição chinesa e a Academia Nacional de Medicina, nomeando os Acadêmicos Oswaldo Moura Brasil e Maurício Magalhães para esta importante incumbência. Após negociações, ficou acordado que os Acadêmicos seriam recebidos no dia 14 de agosto de 2019 para uma reunião com o Dr. Xiao-Nong Zhou, Diretor do National Institute of Parasitic Diseases, com o objetivo de integrar as ações das duas instituições e com vistas a estender esta empreitada a outros centros científicos de relevância, como a Academia Chinesa de Medicina.

A reunião transcorreu em clima de fraternidade, que discutiram os desafios para o desenvolvimento tecnológico no contexto de países em desenvolvimento. Ademais, o fortalecimento dos laços entre instituições científicas foi tratado como ponto estratégico nas políticas de desenvolvimento e expansão tanto econômica quanto científica. Sobre as pesquisas desenvolvidas nos dois países, foi ressaltada a alta qualidade dos trabalhos desenvolvidos, que focam no avanço científico aliado à mitigação de problemas contemporâneos, associados principalmente às desigualdades sociais, poluição ambiental e prolongamento da vida.

Além deste fato, a inauguração do Centro da Memória Médica foi tratada com entusiasmo pelo Dr. Xiao-Nong Zhou, que ressaltou a importância da preservação da história da medicina como forma de ressaltar os importantes avanços que o desenvolvimento tecnológico propiciou à vida humana. Os Acadêmicos também foram convidados a visitar o Museu de Doenças Infecciosas da instituição, lançando as primeiras bases para o primeiro intercâmbio científico-cultural do Centro da Memória Médica, que poderá receber exposições da instituição.

Como resultado da reunião, foi produzido um relatório, apresentado na Sessão Ordinária de 12 de setembro de 2019, ocasião na qual os Acadêmicos também realizaram a entrega de três obras doadas pelo National Institute of Parasitic Diseases à Biblioteca Alfredo do Nascimento.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.