ANM elege sua primeira presidente mulher e diretoria do Biênio 2024-2025

30/11/2023
Acadêmicos presente na Eleição de Diretoria do Biênio 2024-2025.
Acadêmicos presente na Eleição de Diretoria do Biênio 2024-2025

Pela primeira vez em 194 anos, a Academia Nacional de Medicina (ANM) elegeu a sua primeira Presidente mulher. Nesta quinta-feira (30) a Acadêmica Eliete Bouskela, Membro Titular desde 2004 da Secção de Ciências Aplicadas e ocupante da Cadeira Nº 94, foi eleita com número expressivo de votos, na presença de 65 Acadêmicos.

A Acadêmica Eliete Bouskela graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também concluiu o Mestrado em Biofísica e o Doutorado em Fisiologia. Atualmente ela é Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coordenadora adjunta na área de Pesquisa Clínica do curso de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental e diretora de Tecnologia e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. 

A Presidente eleita, Acad. Eliete Bouskela, e seu marido Nils Erik
A Presidente eleita, Acad. Eliete Bouskela, e seu marido Nils Erik

A primeira presidente mulher é Membro Titular de diversas instituições, incluindo a  Academia Brasileira de Ciências e a European Academy of Sciences and Arts. Em 2008, foi eleita para a Academia de Medicina da França, se consagrando como primeira mulher brasileira na história a obter este título. Na ANM, a Acad. Bouskela foi a sexta mulher a adentrar, sendo a quinta a passar pelo processo eleitoral. Até os dias atuais, a Academia teve apenas 11 mulheres na instituição.

Junto com a nova presidente, foram eleitos para compor a Diretoria do Biênio 2024-2025, os Acadêmicos: Antônio Egídio Nardi (Primeiro Vice-Presidente), Ronaldo Damião (Segundo Vice-Presidente), Omar Lupi (Secretário Geral), Monica Gadelha (Primeiro Secretário), José Suassuna (Segundo Secretário), Henrique Murad (Tesoureiro), Rossano Fiorelli (Primeiro Tesoureiro), Natalino Salgado (Orador), Jayme de Marsillac (Diretor da Biblioteca), Miguel Riella (Diretor do Arquivo), Arno von Buettner Ristow (Diretor do Museu), José Galvão-Alves (Presidente da Secção de Medicina), José J. Camargo (Presidente da Secção de Cirurgia) e Walter Zin (Presidente da Secção de Ciências Aplicadas).

A posse da nova Diretoria acontecerá em 2024, ainda sem data marcada.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.