ANM homenageia Acadêmico Glaciomar Machado em Sessão da Saudade

Acadêmicos, familiares e convidados da Sessão da Saudade de Glaciomar Machado

Em uma tarde emocionante e cheia de saudades, os Acadêmicos reuniram- se com familiares e convidados para homenagear e saudar o Acadêmico Glaciomar Machado, falecido em agosto de 2021. A Sessão da Saudade foi presidida pelo Secretário-Geral Acad. José Galvão-Alves, que contou com discursos do Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino e 1º Secretário Acad. Eduardo Lopes Pontes.

Em sua mensagem de lembrança, Acad. Novellino fez uma honrosa menção ao currículo do Acad. Glaciomar, seus feitos brilhantes e relembrou do momento da candidatura do mesmo à Academia. O Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino também foi amigo pessoal e falou do falecido confrade por sua esposa, Heloísa.

O Acadêmico Eduardo Lopes Pontes decidiu abordar a sua convivência e história pessoal com o Acad. Glaciomar, que sempre foi um amigo íntimo da sua família. “Mantive sempre como um grande incentivador e amigo”, contou o Acadêmico. Em um emocionante discurso, ele abordou a relação de amizade que mantiveram, a entrada para a Academia e os momentos que trabalharam juntos.

Ao transmitir a sua mensagem de lembrança, o Acad. José Galvão-Alves mencionou os principais feitos do Acad. Glaciomar, principalmente do período em que trabalharam juntos, ele o considerava um gênio e afirmou ter ganhado um irmão para vida. “O objetivo dele era transmitir conhecimento”, contou o Acadêmico. Ao finalizar, ele diz que não está triste pela partida do amigo, mas está feliz por tido ele em sua vida.

Dirceu Machado durante o seu discurso

Os Acadêmicos presentes puderam compartilhar suas histórias e suas saudades com os convidados, sem deixarem de mencionar o brilhantismo do Acadêmico, sua paixão por cavalos e seu amor por Heloísa. O irmão do Acad. Glaciomar, Dirceu Machado, ficou encarregado das mensagens dos familiares, agradecendo as palavras dos Acadêmicos e o carinho da Academia em organizar essa Sessão da Saudade. Ele contou a história do irmão, a vinda pro Rio de Janeiro e o caminho tomado pelo Acadêmico para se tornar o profissional que todos conheceram.

O Acadêmico Glaciomar Machado é considerado um dos pioneiros mundiais da moderna endoscopia digestiva e foi responsável por conceber novas técnicas endoscópicas. Ele se formou na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro em 1966, onde também ocupou a posição de Professor de Gastroenterologia e Chefe do Departamento de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Universitário. Concluiu o doutorado em medicina pela Universidade Bristol, na Inglaterra. Foi Visiting Professor das Universidades de Oslo, Miami e Southern California, e fundador e Chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva Nair Machado, Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Foi membro de diversas instituições, nacionais e internacionais, e homenageado severamente por seus colegas. Acad. Glaciomar faleceu em 17 de agosto de 2021, no Rio de Janeiro.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.