ANM homenageia Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino em simpósio sobre ensino em cirurgia

Professor Kai-Uwe Lewandrowski, Correspondente Estrangeiro Antonio Marttos, Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, Presidente Acad. Francisco Sampaio, Acad. Rossano Fiorelli, Honorário Estrangeiro Alan Livingstone e Professor Luiz Carlos Von Bahten.

Para iniciar o mês de junho, a Academia Nacional de Medicina (ANM) prestou homenagem, em um simpósio, a um Membro Titular que já tanto fez pela casa, o Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino. Em 2023, ele completará 65 anos de ensino em cirurgia e o evento 65 Anos de Ensino em Cirurgia. Tributo ao Prof. Pietro Novellino, organizado pelo Presidente Acad. Francisco Sampaio, o Acadêmico Rossano Fiorelli e pelo Correspondente Estrangeiro Antonio Marttos, abordou questões atuais dessa área.

Os palestrantes presentes compartilharam seus agradecimentos pelo convite e expressaram sua gratidão em participar deste evento dedicado ao Professor Novellino. O homenageado declarou forte emoção e grande júbilo com as apresentações, e a honra de ser membro da ANM, “onde se valoriza o humanismo, a educação e a tradição escolapiana”, afirmou o Acadêmico.

Foram feitas nove apresentações no total, na modalidade presencial e online. O professor Gustavo Fraga, da Unicamp, abriu a tarde com o tema Ensina Cirurgia do Trauma no Brasil. O que precisa mudar?, em que salientou a quantidade de escolas médicas no país, atentando aos principais problemas e ao estudo em cirurgia. Outros pontos citados na palestra incluem a influência internacional na área, o surgimento do curso de trauma e a preocupação com o futuro do ensino médico e com as próximas gerações.

Expressando a visão internacional sobre a cirurgia do trauma, o tema A Cooperação do Catar para o Ensino da Cirurgia do Trauma, ministrado pelo Chefe de Serviço de Trauma do Hamed General Hospital no Catar, o Dr. Sandro Rizoli abordou o surgimento do país e os embates da cirurgia de trauma com as outras áreas. O setor chefiado por ele foi inaugurado em 2007 e o Dr. Rizoli explicou como o foco é preparar as próximas gerações de médicos com o intuito que os alunos conheçam a especialidade do catar e o investimento.

A inovação também foi um assunto muito presente durante as apresentações. Na primeira parte do simpósio, o Correspondente Estrangeiro Ricardo Zorron ministrou o tema Nova filosofia de Inovação em Cirurgia, em que foi abordado a necessidade de novas ideias na área e de pesquisas para que elas surjam. O Correspondente da ANM contou casos que participou, tanto no Brasil quanto na Alemanha, principalmente com pessoas obesas, e exemplificou cirurgias na tireóide e transvaginal que foram inovadoras. Ele finaliza afirmando que a falta de verba e incentivo é um grande problema para os estudos.

Enquanto na segunda parte do simpósio, o Correspondente Estrangeiro Antonio Marttos apresentou o tema Remote Surgery: State of the Art (Cirurgia Remota: Um estado de Arte), no qual foi explicado sobre a necessidade de instituir a cirurgia remota por conta das guerras em que os Estados Unidos estava envolvido, e como isso foi instituído na medicina há mais de 13 anos.

A apresentação do professor Phillipe Teixeira Reis, da Universidade de Miami, abordou o tema Transplant Robotic Surgery (Cirurgia Robótica de Transplante), em que explicou os avanços da cirurgia robótica, o surgimento e as áreas que já utilizam esse método, o número cresce abundantemente, principalmente nos Estados Unidos. O professor Phillipe exibe dados sobre os casos com cirurgia robótica e como é o pós-operatório, exemplificando como é usado no transplante de órgãos.

Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, o homenageado do simpósio

Como um dos temas principais sendo o ensino de cirurgia, os palestrantes abordaram diferentes vertentes desse assunto. O professor José Pinhata Otoch, da Universidade de São Paulo, abordou o Ensino da técnica Cirúrgica e Cirurgia Básica na Graduação?, em que ele usou a sua experiência para explicar sobre o assunto. O professor Luiz Carlos Von Bahten, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, apresentou o tema Perspectivas do Ensino da Cirurgia no Brasil, em que foram feitas reflexões partindo do fato que o Brasil é um dos países com o maior número de escolas médicas no mundo e que a questão está na aprendizagem e na abordagem usada para o aluno aprender e estar apto para exercer a função.

Por fim, o Honorário Estrangeiro Alan Livingstone apresentou o tema Surgical Education: Past, Present and Future (Ensino Cirúrgico: Passado, presente e futuro), em que explicou sobre o passado, presente e futuro da cirurgia, e compartilhou a sua preocupação com a diminuição do número de cirurgiões nos Estados Unidos, tendo em vista que a população está envelhecendo e a necessidade de procedimentos cirúrgicos aumenta. Ele explica qual a perspectiva de futuro, apresenta as principais inovações e como isso vem sendo feito na educação.

O simpósio também contou com a palestra do professor Kai-Uwe Lewandrowski, da Universidade do Arizona, sobre Changing Environment in PG Education in Orthopaedic & Neurosurgery (Mudando o ambiente na Educação de PG em Ortopedia e Neurocirurgia), e comentários feitos pelo Acad. Giovanni Cerri e Honorário Estrangeiro Tomas Salerno para a primeira parte, e Acadêmicos Silvano Raia e José Camaro para a segunda.

Para assistir o simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.