ANM homenageia o Honorário Cantídio Drumond Neto

14/09/2016

Na Sessão do dia 15 de setembro, antes de dar início à segunda etapa do Simpósio de Transtorno do Pânico, o Presidente Francisco Sampaio fez apresentação em homenagem ao Honorário Cantídio Drumond Neto, falecido no dia 13 de setembro.

Cantídio Drumond Neto nasceu a 06 de agosto de 1934, em Ponte Nova, Minas Gerais. Filho de Cantídio Drumond Filho e Albertina Dorothea Pires Drumond.

O exímio cardiologista graduou-se em 1957 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou a carreira como residente no Instituto de Cardiologia Sabbado D’Angelo, em São Paulo.

Em 1968, obteve o título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Três anos após, obteve o Título de Livre Docente de Cardiologia pela UFRJ. Tornou-se Doutor em Medicina após a defesa da tese “Endomiocardiofibrose Tipo Restritivo Obliterativo do Ventrículo Direito”.

O Presidente Acadêmico Francisco Sampaio presta homenagem à Cantídio Drumond

Trabalhou incansavelmente na 7ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia, onde chefiava o serviço de cardiologia. Em 1981, foi eleito Fellow do American College of Cardiology.

Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista e grande apoiador da Cardiologia Intervencionista em todo o País. No Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Cantídio foi conselheiro, coordenador das câmaras técnicas de Angiologia e Cirurgia Vascular, Cardiologia e Pneumologia e Cirurgia Torácica e membro da Comissão de Ensino Médico. Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio e Janeiro (1988/1989). Participou do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Cardiologia.

Coparticipou da formação de mais de 1300 cardiologistas, tendo tido, desde 1978, 172 residentes e alunos de Pós-Graduação.

Recebeu, em 1998, o Título Honorífico de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.

No dia 24 de julho de 2012, tornou-se Membro Honorário Nacional da Academia Nacional de Medicina (ANM).

Todos os trabalhos e estudos científicos do sábio Doutor e Professor Cantídio Drumond Neto, ao longo de seus quase 60 anos dedicados à Medicina, são uma demonstração eloquente de sua invejável capacidade intelectual e de seu infatigável espírito de pesquisa.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.