ANM mostra em Simpósio as Inovações da Cirurgia Cardíaca e Vascular

17/04/2024
Acad. Fabio Jatene, Acad. Henrique Murad, Presidente Acad. Eliete Bouskela, Acad. José de J. Camargo e Acad. Arno von Ristow durante o simpósio sobre cirurgia cardiáca e vascular.
Acad. Fabio Jatene, Acad. Henrique Murad, Presidente Acad. Eliete Bouskela, Acad. José de J. Camargo e Acad. Arno von Ristow durante o simpósio.

Na última quinta-feira (11), a Secção de Cirurgia teve a oportunidade de compartilhar um tema importantíssimo para a área. O Simpósio Inovações em Cirurgia Cardíaca e Vascular de Grande Impacto Desenvolvida por Cirurgiões Brasileiros abordou os grandes cirurgiões do país, as técnicas desenvolvidas nos últimos anos e os tratamentos. Essa Sessão foi organizada pelos Acadêmicos Arno von Ristow, Henrique Murad e José de J. Camargo, e também contou com a Coordenação do Acad. Fábio Jatene, responsável também por realizar a palestra de abertura do evento.

O tema O Legado do Professor Adib Jatene abordou a vida e carreira do médico cardiologista e Acadêmico, ocupante da Cadeira Nº. 40 que faleceu em 2014. O Acad. Fabio Jatene discorreu sobre a contribuição de seu pai para a especialidade, para o campo da cirurgia, as técnicas inovadoras e a para Bioengenharia. “Legado não é apenas o que você deixa para as pessoas, mas também o que você deixa nas pessoas”, afirmou o Acad. Fabio Jatene.

Em seguida, o Prof. Enio Buffolo apresentou o tema Revascularização Miocárdica sem Circulação Extracorpórea, sobre a evolução deste procedimento cirúrgico e o tratamento. Ele apresentou diferentes trabalhos que abordam o assunto. Ainda na primeira parte do simpósio, o Prof. João Pedro da Silva ministrou a palestra sobre Operação do Cone no Tratamento da Doença de Einstein, explicando como é feito o procedimento e apresentando casos clínicos. 

Acadêmicos José de J. Camargo e Arno von Ristow durante o simpósio sobre cirurgia cardiáca e vascular.
Acadêmicos José de J. Camargo e Arno von Ristow durante o simpósio.

Na segunda parte do simpósio, o Prof. Gustavo Oderich abriu as apresentações com o tema Tratamento Endovascular dos Aneurismas Toracoabdominais, em que apontou os principais avanços das cirurgias e das técnicas, os médicos que são referências no procedimento e o acompanhamento do paciente após a operação.

O Acad. Arno von Ristow apresentou, em seguida, o Desenvolvimento das Endopróteses Aórticas em que explicou sobre os casos para a aorta e a necessidade de cirurgia e outras opções de tratamento. O Acadêmico ressalta que “tudo mudou” no final dos anos 80 com o surgimento de novas opções cirúrgicas. Finalizando as apresentações do evento, o Honorário Internacional da ANM Tirone David explicou sobre Reimplante Valvar Aórtico nos Aneurismas da raiz da Aorta, em que compartilhou casos tratados por ele para explicar os passos para o procedimento.


Ao final, os Acadêmicos e convidados puderam fazer perguntas e debater os assuntos discutidos no Simpósio. Para assistir o simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.