ANM recebe convidados internacionais para noite de conferências

22/11/2018

Na Sessão Ordinária da última quinta-feira (22) na Academia Nacional de Medicina foram apresentadas duas conferências de convidados internacionais. Os professores Mauro Carta e Giovanni Pallacani apresentaram seus trabalhos no anfiteatro Miguel Couto, na presença de acadêmicos, estudantes e profissionais de diversos campos da área da Saúde. O Presidente Jorge Alberto Costa e Silva fez a abertura da Sessão, reiterando o compromisso da ANM em expandir sua atuação internacional por meio do intercâmbio científico, que culminaria em eventos como este.

Acadêmicos Walter Zin, Antonio Nardi, Jorge Alberto Costa e Silva (Presidente) e Omar Lupi junto aos convidados

Com conferência intitulada “Recentes Progressos: The WHO-Quality-Rights Project”, o Prof. Mauro Carta (Università Degli Studi di Cagliari) discorreu sobre o projeto, que é considerada uma “resposta” da OMS a novos desafios globais para a área da saúde. Através desta iniciativa global, a instituição trabalha para melhorar a qualidade do atendimento prestado pelos serviços de saúde mental e promover os direitos humanos de pessoas com deficiências psicossociais, intelectuais e cognitivas. A iniciativa QR oferece uma nova abordagem aos cuidados de saúde mental que é baseada em direitos e orientada para a recuperação. Dentre os princípios do projeto estão: liberdade de intervenções coercitivas, respeito pelo direito à capacidade legal e promoção da autonomia, escolha, inclusão da comunidade e recuperação.

Ressaltou o fato de que o fornecimento de serviços de saúde de qualidade está intrinsecamente associado ao respeito aos Direitos Humanos. Segundo ele, essa diretriz permitiu ao projeto engajar profissionais dos mais diversos campos, incluindo profissionais de saúde, advogados, especialistas em qualidade de atendimento, e outros que trabalham no campo dos direitos humanos, contribuindo assim para o projeto com diferentes habilidades e perspectivas.

Na sequência, o Prof. Giovanni Pellacani fez apresentação intitulada “Confocal Microscopy in Skin Cancer”, na qual abordou esta nova ferramenta para o estudo não invasivo da pele na resolução quase-histopatológica, dando origem a imagens correspondentes a cortes horizontais da epiderme e da derme superficial. Ressaltou que uma vez que a microscopia confocal fornece imagens de alta resolução e instantâneas de detalhes celulares e arquitetônicos na pele humana, ela tem sido amplamente explorada para a caracterização de diferentes doenças neoplásicas da pele. Além do valor dessa técnica no diagnóstico de câncer de pele e melanoma, merece destaque a capacidade da técnica de captar diferentes aspectos morfológicos que podem ser correlacionados com diferentes subtipos de melanomas.

Na conclusão de sua apresentação, o Dr. Giovanni Pellacani afirmou que a microscopia confocal, permitindo a visualização da arquitetura e da citologia da pele, representa o “elo perdido” entre os médicos e os patologistas. Além disso, uma integração de novos aspectos da microscopia confocal, juntamente com técnicas de biologia molecular, pode acelerar significativamente a tradução da descoberta de biomarcadores com inestimável benefício clínico.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.