ANM recebe Prof. Alexandre Siciliano como Membro Titular

27/11/2023
Presidente Acad. Francisco Sampaio e Acad. Alexandre Siciliano

Na última sexta-feira (24) aconteceu na Academia Nacional de Medicina (ANM) a última posse de Membro Titular do ano. O Professor Alexandre Siciliano Colafranceschi ocupará a Cadeira Nº 62 na Secção de Cirurgia, antecedido pelo Acadêmico Ricardo José Lopes da Cruz, que faleceu em 2020, e do Patrono Augusto Brant Paes Leme. A sua Comissão de Honra foi composta pelos Acadêmicos Mônica Gadelha, Antonio Egídio Nardi, Carlos Alberto Barros Franco, Walter Zin e Celso Marques Portela, e o Acadêmico Milton Ary Meier fez a saudação.

Para a Mesa Diretora de Solenidade, o Presidente Acad. Francisco Sampaio convidou o Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino; o Acadêmico Roberto Medronho, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Padre Anderson Antonio Pedroso, reitor da PUC-Rio; Andréa Povedano, diretora da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e a Drª Selma Sabra, presidente  da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

Foram convidados para também compor a mesa o Benemérito da ANM, Pedro Grossi Jr.; o presidente da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Hilton Koch; e Evandro Tinoco Mesquita, coordenador de Pós-Graduação em Cardiologia da Universidade Federal Fluminense.

Na Mesa Diretora de Solenidade: Pedro Gross Jr., Padre Anderson Antonio Pedroso, Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, Presidente Acad. Francisco Sampaio, Acad. Roberto Medronho, Profª. Andréa Povedano e Drª. Selma Sabra

Com uma abertura divertida relembrando a sua infância, o Acad. Milton Ary Meier fez a sua saudação ao Novel Acadêmico Alexandre Siciliano, seu ex-aluno durante a residência. Essa proximidade entre os dois resultou em um discurso poético, em que o Acad. Milton Meier comentou sobre a escolha de carreira do Prof. Siciliano, sua família e dedicação a vida universitária. Antes de finalizar, o Acadêmico mencionou o ocupante anterior da Cadeira Nº 62, o Acad. Ricardo Lopes Cruz, destacando os seus feitos e a sua falta no meio médico.

Por fim, o Novel Acadêmico Alexandre Siciliano foi ao púlpito para celebrar a sua posse como Membro Titular da ANM. Na abertura, ele compartilha o processo de visitas aos Acadêmicos durante a campanha eleitoral em que um livro infantil, com o intuito de conscientizar as crianças sobre a importância do transplante de órgãos, fez tremendo sucesso com os Membros Titulares. Assim como pede o protocolo, o discurso seguiu agradecendo a Comissão de Honra e mencionando as suas carreiras, conta a história da ANM e exalta os ocupantes anteriores da Cadeira Nº 62, ressaltando a coincidência de todos terem sido alunos da UFRJ. 

Ao mencionar o Acadêmico Ricardo Lopes Cruz, o Novel exibe muito carinho pelo antecessor e agradece a presença da viúva, Denise Lopes Cruz. O Acad. Alexandre Siciliano também se emocionou ao falar de sua família, ao mencionar o relacionamento com sua esposa e ao destacar as qualidades de seus filhos. Ele finaliza o discurso abordando a formação de novos profissionais na área médica.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.