Transmissão ao vivo
EnglishPortuguêsEspañol

Atuação da dermatologia cosmiátrica foi o principal tema do simpósio na Academia Nacional de Medicina

05/08/2022

Com uma discussão de suma importância para a medicina atual, o simpósio desta quinta-feira (04) abordou o tema Dermatologia Cosmiátrica: conceito, atuação e limites, apresentado pelo presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM) Francisco Sampaio e organizado pelo Acadêmico Omar Lupi. 

A iniciativa desse simpósio surgiu com a popularização de procedimentos, como a harmonização facial, em diferentes áreas além da dermatologia, na biomedicina e na odontologia, por exemplo. Esse é um caso que já acontece há mais de cinco anos, quando ocorreu a mudança da legislação para esse tipo de atuação.

O Acadêmico Omar Lupi define essa mudança de atuação como uma invasão de outras áreas na dermatologia. Isso tem gerado diversos problemas, tanto para esse campo médico como para os próprios pacientes, que não recebem um atendimento moldado nos preceitos da medicina e do juramento. “Isso agride a forma de trabalhar do dermatologista”.

A primeira apresentação foi feita pelo Dr. Gabriel Gontijo, sendo uma verdadeira imersão pela história da medicina e na especialidade com o tema Uma Dermatologia Centenária. Além de também abordar a evolução das técnicas e aparelhos no Brasil no último século, ele falou sobre médicos importantes para a história dessa área médica.

A tarde do simpósio continuou com a apresentação do presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Rio de Janeiro, Fabiano Leal, sobre O Pioneirismo da Cosmiatria na Dermatologia, no qual é explicado a evolução no Brasil dos principais tratamentos feitos atualmente, como Toxina Botulínica e Peeling Químico.

A Drª. Edileia Bagatin apresentou em seguida, com o tema sobre A Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Cosmiatria, na qual ela é coordenadora em São Paulo. O intuito foi abordar o treinamento de especialistas na área e a posição do órgão na capacitação dos residentes. Além disso, a médica abordou como a associação trabalha em promover a informação segura para a população, desmentindo fake news e alertando as pessoas.

Os Dez anos da Surgical & Cosmetic Dermatology foi o tema da apresentação seguinte, ministrada pela Drª. Bogdana Victoria Kadunc. Ela fala sobre a idealização dessa revista médica, a sua concepção e o corpo editorial, composto totalmente por membros da SBD. Mas o principal ponto foi a lembrança da importância da Surgical & Cosmetic Dermatology no meio acadêmico, na pesquisa e na publicação de artigos para a área, oferecendo diversas contribuições para a dermatologia, principalmente ao estimular o desenvolvimento da pesquisa entre a nova geração e manter os especialistas bem informados.

Para finalizar as apresentações, a Drª. Denise Steiner abordou o assunto Dermatologia Cosmiátrica: Quo Vadis e a sua experiência com a medicina estética, especialização exilada ainda nos anos 80 e recebendo mais atenção na década de 90, mesmo que ainda existisse um preconceito estrutural. A acadêmica ainda abordou como era o mercado de trabalho e as principais demandas recebidas pelos dermatologistas na época. E como a realidade midiática afeta a percepção das pessoas sobre tratamentos estéticos.

Os comentários finais foram feitos pelos acadêmicos presentes, tanto remotamente quanto na sede da ANM, oferecendo as suas conclusões sobre a atuação e os limites da dermatologia cosmiátrica. O encerramento foi feito pelo Acadêmico Omar Lupi e o presidente da academia. 
Para assistir o simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.