Atualizações e controvérsias sobre vacinas da Covid-19 são tema em simpósio

Acadêmico Jorge Kalil, Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, Presidente Francisco Sampaio e Presidente da ANM Portugal Duarte Nuno Vieira

Dois anos após o início da vacinação contra COVID-19, esse assunto continua sendo discutido pelos especialistas. Na Academia Nacional de Medicina o tema foi abordado no simpósio Vacinação COVID: Atualização e Controvérsias, organizado pelo Acadêmico Jorge Kalil para debater a importância da vacinação e da propagação da informação sobre a imunização.

A primeira parte do simpósio contou com a participação de membros do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. O diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti, apresentou o tema O Programa de Vacinação COVID: Onde Estamos e para Onde Vamos, em que explicou sobre o início da vacinação geral do público adulto, as vacinas disponíveis na época, em destaque para Coronavac e como a chegada da Pfizer foi essencial para dar início a imunização das crianças e adolescentes. 

O diretor ressaltou que a chegada da Pfizer no Brasil acarretou na ampla disseminação de muitas fake news e isso surtiu efeito na cobertura vacinal, principalmente, entre as crianças, que sofreram o impacto com um baixo esquema vacinal. Para o futuro, o diretor Éder Gatti explicou sobre a campanha com a vacina Bivalente e como a participação do Poder Executivo é importante para estimular a vacinação, a ação também conta com celebridades e personalidades da mídia para o incentivo.

Dando continuidade ao assunto, Jadher Percio, do PNI do Ministério da Saúde, apresentou o tema Eventos Adversos Observados na Vacinação COVID no Brasil. Ele explica conceitos importantes para obter os principais dados sobre os Eventos Adversos, a diferença entre eventos e reações adversas, e os eventos adversos mais comuns apresentados após cada tipo de vacina. 

Presidente da ANM Portugal, Professor Duarte Nuno Vieira, em sua apresentação

O presidente da ANM Portugal, Professor Duarte Nuno Vieira, se apresentou após o intervalo com o tema Impacto da COVID-19 nas Perícias Médicos-legais e Forenses. Foi explicado sobre as mudanças que o mundo estava passando com a chegada da pandemia de Covid-19, o mundo não seria mais a mesma coisa e os trabalhadores da área de saúde ganharam seu devido reconhecimento. Sobre os impactos, o professor ressalta que eles serão vistos a curto, médio e longo prazo, não apenas nas perícias médico-legais, mas em todos os setores.

Representando a Fiocruz Bahia, o Dr. Manoel Barral apresentou o tema Efetividade das Vacinas Covid no Brasil, em que foram destacados os estudos de efetividade da vacina e os de eficácia, expressando principalmente a diferença entre os dois. “Na eficácia você responde se a vacina funciona, na efetividade você responde se a vacina beneficia mesmo a população”, afirma o palestrante. Foi apresentado dados sobre a vacinação e como isso impactou na tomada de decisões, como o início da dose de reforço.

Também da Fiocruz, o Dr. Julio Croda apresentou o tema As variantes e Riscos Futuros de Covid no Brasil, dando continuidade na abordagem sobre a efetividade das vacinas. O palestrante iniciou explicando sobre as ondas e as variantes, destacando o número de mortos de cada uma delas e a sua letalidade até o início da vacinação.

Finalizando a tarde de apresentações, o Dr. Marco Aurélio Safadi apresentou o tema Vale a pena Imunizar Crianças para COVID, em que abordou a taxa de mortalidade entre as crianças e adolescentes durante a pandemia, e exibiu dados sobre o número de internações que corroboram a importância da vacinação entre os menores.


Para assistir o simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.