Área do acadêmico Transmissão ao vivo
EnglishPortuguêsEspañol

Avanços no diagnóstico do câncer colorretal

28/04/2021

O diagnóstico precoce do câncer colorretal, o segundo tipo mais comum, com o uso de uma nova ferramenta, o Cologuard, foi o tema da sessão “Recentes Progressos”, promovida pela Academia Nacional de Medicina, no dia 22 de abril de 2021.

Dr. David Hyams, do hospital Eisenhower Health dos Estados Unidos, falou sobre o uso do Cologuard um novo sistema, menos invasivo do que a colonoscopia, embora complementar. Centrado no paciente, o Cologuard realiza diagnósticos através de marcadores de DNA e sangue nas fezes. Em testes, 99,94% das pessoas que tiveram resultado negativo com Cologuard não apresentaram a doença.

A tecnologia traz boas expectativas, pois, segundo o especialista, projeções indicam um aumento de 75%, para homens, e 65%, para mulheres, na letalidade da doença nos próximos 20 anos, sobretudo devido ao diagnóstico tardio, frequente nesse tipo de câncer.

A sessão de “Recentes Progressos da ANM” contou com comentários dos acadêmicos Glaciomar Machado e Paulo Hoff.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.