Centenário de Nascimento de Donato D’Angelo é homenageado na Academia Nacional de Medicina

25/04/2019

Em tarde Solene, a Academia Nacional de Medicina homenageou um de seus mais notáveis Membros: o Acad. Donato D’Angelo. Nascido em 23 de abril de 1919, em Petrópolis, o Acadêmico, falecido em 2014, recebeu homenagem pelo centenário de seu nascimento. A solenidade, organizada pelo Acad. Mauricio Younes Ibrahim, foi realizada no dia 25 de abril, no Anfiteatro Miguel Couto.

A família do Acadêmico Donato D’Angelo junto aos Acads. Mauricio Younes, Karlos Mesquita, Omar da Rosa Santos e Antonio Nardi

Em sua mensagem de lembrança, o Acad. Omar da Rosa Santos discorreu sobre o que chamou de “apelidos do tempo” (passado, presente e futuro), afirmando que, ao adentrar à Academia, o Acadêmico passa a desafiar essa condição, tornando-se imortal através dos anos – fato que é confirmado pela cerimônia em questão. Ressaltou que Donato D’Angelo foi ortopedista símbolo da clínica urbana, enumerando os cargos ocupados pelo Acadêmico, quem afirmou ter “firmeza de alma no corajoso desejo de servir”. Acerca de sua posse na Academia Nacional de Medicina, ocorrida em 23 de novembro de 1995, chamou atenção para seu ilustre discurso e a saudação proferida pelo também Acadêmico Pedro Monteiro Sampaio, responsável pelo parecer que o consagrou.

Na sequência, coube ao Acad. Karlos Mesquita proferir algumas palavras sobre o saudoso Acadêmico, afirmando estar profundamente emocionado por integrar esta justa homenagem, na qual estaria representando os outros ortopedistas da casa: os Acads. Carlos Giesta e Paulo Couto. Sobre Donato D’Angelo, chamou atenção para o fato de que o Acadêmico jamais perdeu sua forte ligação com sua cidade natal, Petrópolis. Em seu discurso de posse, Donato D’Angelo ressaltou que as características da cidade serrana o moldaram o ser humano que era e que essas mesmas características se refletiam em sua prática médica. Karlos Mesquita destacou, ainda, o pioneirismo do Acadêmico que, formado com apenas 20 anos, se consagrou como precursor em vários campos, se consagrando como um dos primeiros chefes de serviço de ortopedia no estado do Rio de Janeiro no Hospital dos Comerciários (atual Hospital de Ipanema).

Falou também o Acadêmico Mauricio Younes Ibrahim, conterrâneo de Donato D’Angelo, que em sua homenagem destacou os Acadêmicos petropolitanos que o antecederam – Antônio Cardoso Fontes, Jorge Soares Gouvêa, Edgard Magalhães Gomes, Lafayette Pereira, Rubens Carlos Mayall e Donato D’Angelo. Discorreu sobre fatos importantes da carreira do Acadêmico, em especial sua atuação no Hospital Santa Teresa, no qual criou o primeiro serviço de ortopedia da região serrana. Homenageando a esposa do Acadêmico, a Sra. Wanda D’Angelo, ofertou um buquê de rosas, fazendo a leitura da parte final do discurso de posse do Acadêmico, na qual faz referência à colaboração e companheirismo de sua esposa.

O Dr. Paulo César Guimarães, Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, afirmou ser justa a homenagem ao Dr. Donato D’Angelo, de quem foi aluno durante a graduação na Faculdade de Medicina de Petrópolis. Relembrou o quanto o Acadêmico foi querido por seus alunos e discípulos, se destacando com sua didática de fácil compreensão. Discorreu sobre o currículo dito “invejável” do Acadêmico, chamando atenção para sua atuação nos mais importantes centros de saúde da cidade de Petrópolis, cujo povo teria com ele “uma relação de eterna gratidão”.

Aberta a palavra aos Acadêmicos, o Acad. Pietro Novellino proferiu algumas palavras saudosas à memória de Donato D’Angelo, citando Guimarães Rosa ao dizer que “as pessoas não morrem, ficam encantadas”, estando o Acadêmico eternamente encantado nos corações daqueles que tiveram o privilégio de sua convivência. A noite foi encerrada com as palavras de agradecimento da Sra. Wanda D’Angelo, que relembrou emocionada a jornada que compartilhou com o falecido Acadêmico, afirmando que ter conhecido todo o mundo ao lado de Donato D’Angelo foi uma das maiores aventuras de sua vida. Por fim, agradeceu pelas palavras carinhosas de todos os presentes, afirmando que esta seria uma noite lembrada para sempre pela família do Acadêmico.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.