“Como Escrever Artigos Científicos”

27/03/2017

O Programa Jovens Lideranças Médicas é uma parceria entre ANM e Bayer, que visa criar um corpo de jovens talentos médicos com potencial para se tornarem líderes em suas respectivas áreas de atuação. Com este objetivo em mente, o Professor Arthur Cortez, membro do Programa, encabeçou a iniciativa de melhorar as habilidades de escrita de jovens pesquisadores.

Os Professores Roberta Benitez e Arthur Cortez durante o curso

O curso foi ministrado em parceria com a Dra. Roberta Benitez Freitas Passos, que possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Epidemiologia pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2008) e Doutorado em Epidemiologia pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2013). Tem experiência docente em curso de graduação e pós-graduação na área da saúde, além de cursos de curta duração nas áreas de Epidemiologia, Prática Clínica Baseada em Evidência, Avaliação de Tecnologias em Saúde e afins. Tem formação em Prática Clínica Baseada em Evidência em convênio com a Universidade McMaster, no Canadá, bem como em Revisões Sistemáticas pelo Centro Cochrane do Brasil. Atua na área de Epidemiologia, Psiquiatria e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

A turma foi composta por 23 alunos das mais diversas áreas da Medicina e ciências afins, como Psicologia, Veterinária, Enfermagem e Nutrição. O curso foi ministrado em dois módulos e, no primeiro deles, foi realizada uma avaliação para identificar as principais dificuldades dos alunos. Além disso, diversos recursos audiovisuais foram utilizados, inclusive contando com vídeos interativos. Na parte prática do curso, é possível dar especial destaque para o exercício com enfoque na mensagem central do artigo, no qual os participantes tinham que escrever e falar resumidamente por 1 minuto a ideia central de um artigo fornecido pelos organizadores do curso.

Alunos de diversas áreas se inscreveram pelo site da ANM para participar do curso

A todos os alunos, foi distribuída apostila com o conteúdo programático do curso, além das edições mais recentes dos Anais da Academia Nacional de Medicina e o livro “Os Quadros da Academia Nacional de Medicina e suas Histórias”, como uma cortesia da instituição aos estudantes.

Ao final, foi realizada uma avaliação do curso por meio de um questionário, no qual observou-se um feedback muito positivo dos alunos. Não somente em relação ao conteúdo, mas também em relação às instalações, a pontualidade e a disposição dos conteúdos.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.