Djacir Gurgel de Figueirêdo é empossado Honorário Nacional

25/03/2013

O neurocirurgião Djacir Gurgel de Figueirêdo tomou posse como novo membro Honorário Nacional da ANM no dia 21 de março de 2013, na sede da Academia Brasileira de Ciências.

A saudação do novo membro foi realizada pelo também neurocirurgião Carlos Telles Ribeiro. O acadêmico emocionou o homenageado com uma apresentação, recheada de belas fotos do Sertão do Ceará, que recapitularam sua história de vida.

Nascido em Limoeiro do Norte, Figueirêdo mudou-se para a capital Fortaleza no intuito de cursar o científico. Formou-se em medicina (em 1955) pela Universidade Federal do Ceará, onde mais tarde tornou-se professor. Especializou-se em neurocirurgia em Porto Alegre e depois foi estudar nas universidades norte-americanas de John Hopkins e Columbia. Lá, aprendeu diversas metodologias então inéditas que, com seu retorno, revolucionaram a neurocirurgia no Ceará e no Brasil. “A busca pelo aprimoramento e o espírito inovador sempre foram marcas distintivas do neurocirurgião que ora recebemos. Tal característica foi responsável pela projeção por ele conquistada no cenário na neurocirurgia nacional”, acrescentou Telles.

Em seus agradecimentos, o novo confrade declarou-se honrado “Sinto-me orgulhoso, feliz e agradecido, pela distinta nomeação de que fui alvo, a láurea máxima que pode um médico almejar”, afirmou. “Recebo, não como um título a mais, mas como um coroamento de uma carreira profissional, de 56 anos de convívio com a neurocirurgia e com a profissão médica.”

Em sequência, Djacir Figueirêdo fez uma conferência intitulada “Evolução da neurocirurgia”. Nela, apresentou o passado e o presente da área médica. O novo membro mostrou ainda como as subespecializações e formação de grupos multidisciplinares têm melhorado o tratamento das complexas doenças neurológicas. Além disso, citou o aprimoramento dos aparelhos e novas técnicas cirúrgicas que revolucionaram a neurocirurgia.

Por fim, um brinde ao novo acadêmico reuniu familiares, amigos e membros da ANM.


Djacir Figueirêdo recebe diploma na ANM

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.