Dr. Jorge Kalil toma posse como Membro Titular da Cadeira nº 89 na ANM

Comissão de Honra formada pelos Acadêmicos Eliete Bouskela, Marcello Barcinski, Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, Ex-Presidente Acad. Jorge Alberto Costa e Silva, Acad. Giovanni Cerri e Ex-Presidente Acad. Rubens Belfort Jr.

Após entrar para a história do Instituto Butantan, o Dr. Jorge Kalil se tornou imortal na Academia Nacional de Medicina. A posse do novo Membro Titular aconteceu na última sexta-feira (24) com casa cheia e 47 pessoas assistindo online. A sua Comissão de Honra foi composta pelos Ex-Presidentes Acadêmicos Pietro Novellino, Jorge Alberto Costa e Silva, e Rubens Belfort Jr.; e os Acadêmicos Marcello Barcinski, Eliete Bouskela e Giovanni Cerri. Dr. Kalil foi saudado pelo Acad. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro e o Acad. Silvano Raia lhe entregou o diploma.

Estiveram presentes na Mesa Diretora de Solenidade os Ex-Presidentes Acadêmicos Pietro Novellino, Jorge Alberto Costa e Silva, e Rubens Belfort Jr., representando a Presidente da Academia Brasileira de Ciências; Dr. Protásio da Luz, presidente da Associação Brasileira de Cardiologia Transnacional; Professor Alberto Schneider, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor Antonio Carlos Chagas, Chair da American College of Cardiology, Deputado Federal Arlindo Chinaglia e Drª Selma Sabra, Presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

Mesa Diretora da Solenidade

A Mesa Diretora da Solenidade também contou com a presença do Ex-Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o Secretário do Ministério da Saúde Carlos Gadelha, o Acadêmico Jerson Lima, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro , Marco Antonio Stephano, Diretor da Academia de Ciências Farmacêutica do Brasil, o Acadêmico José Luiz Gomes do Amaral, Presidente da Associação Paulista de Medicina, o Acadêmico Marcelo Morales, assessor do Senado Federal, Dr. Ricardo Saad, diretor da Rede Bandeirantes e o Professor Waldemar Amaral, Presidente da Associação Goiana de Medicina.

O Novel Acadêmico foi saudado pelo Acad. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro em um discurso que ressaltou a longa amizade dos dois, o amor de Dr. Kalil por sua esposa, Liana, a carreira e principalmente a sua fase em Paris, na França. O Acadêmico usou reflexões poéticas para contar a história do empossado, que é filho de um médico pediatra e estudou física antes de se dedicar inteiramente à medicina. O Acad. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro não deixou de mencionar grandes marcos da carreira: a direção do Instituto Butantan (2011-2017) e a sua atuação durante a pandemia de Covid-19, principalmente na pesquisa.

Novel Acadêmico Jorge Kalil em seu discurso

O novo Membro Titular da ANM é imunologista e pesquisador na área de ciências biomédicas, e ocupará a Cadeira nº 89 da Secção de Ciências Aplicadas, do Patrono João Moniz Barreto de Aragão, devido à Emerência do Acadêmico Roberto Soares de Moura. Em seu discurso de posse, o Novel seguiu o protocolo e mencionou a brilhante carreira dos confrades responsáveis pela Comissão de Honra, dos Acadêmicos Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro e Silvano Raia. Ao abordar a sua candidatura, Dr. Jorge Kalil revelou o medo de como seria recebido pelos Acadêmicos durante a campanha, mas foi surpreendido por carinho de todas as partes, com almoços e jantares que o fizeram sentir que estava “entrando em uma família”. Ao finalizar, o Acadêmico menciona a sua “paixão científica dos últimos anos”, as vacinas e defende o Programa Nacional de Imunização. 

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.