Novel Acadêmica Drª Margareth Dalcolmo é empossada na Academia Nacional de Medicina

24/10/2022
Comissão de honra formada pelos Acadêmicos José Medina Pestana, Paulo Niemeyer Filho, Daniel Tabak, Eliete Bouskela, Natalino Salgado e Paulo Buss

Drª Margareth Dalcolmo se tornou imortal na Academia Nacional de Medicina (ANM). Ela foi empossada membro titular na última sexta-feira (21), ocupando a Cadeira nº 12 da Secção de Medicina, sucedendo o Acadêmico Azor José de Lima, falecido em 2020. Ela é a nona mulher a fazer parte da Academia e foi saudada pelo Acadêmico Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro. A sua comissão de honra foi composta pelos Acadêmicos Paulo Niemeyer Filho, Daniel Tabak, Eliete Bouskela, Paulo Buss, José Medina Pestana e Natalino Salgado Filho.

O Presidente da ANM Francisco Sampaio convidou para compor a mesa diretora os ex-presidentes Acad. Pietro Novellino, Acad. Jorge Alberto Costa e Silva, e Acad. Rubens Belfort Jr.; Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz; Merval Pereira, presidente da Academia Brasileira de Letras; Antonio Luiz de Araújo, presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro; Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Selma Sabrá, presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro; e Arnaldo Niskier, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras; 

Mesa diretora

Também estavam presentes na mesa diretora, o Acadêmico Marcelo Morales, secretário da ciência e tecnologia representando o Ministro da Ciência e Inovação; Roberto Schanaider, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Jorge Pereira, diretor da Academia de Medicina da Bahia; Marcelo Brandão, vice-presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira; Irma Godoy, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; Hilton Koch, decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio de Janeiro; e Célia Regina, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. 

Novel Acadêmica realizando o juramento

Em seu discurso emocionante de saudação, o Acadêmico Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro ressaltou a importância da Drª Margareth na ciência e na Fiocruz, instituição que ambos fazem parte e trabalharam juntos em pesquisas iniciais sobre a Covid-19. O Acad. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro ainda aborda a paixão pela literatura e conta que a medicina quase perdeu a nova acadêmica para a faculdade de direito, e essa escolha é o que ela considera “o maior marco da sua carreira”. Essa trajetória é excepcional dentro e fora do país, e durante a pandemia, ela teve um papel fundamental para que a população tivesse acesso a informações verdadeiras sobre vacinas, cuidados e o Covid-19. O Acadêmico reafirmou que a Drª Margareth Dalcolmo se tornou uma figura conhecida em todo o país como o rosto da tranquilidade e segurança sobre a doença.

Drª Margareth Dalcolmo é pneumologista e ao fazer o seu discurso de posse, relembrou os outros ocupantes da Cadeira Nº 12. Ao falar do Acad. Azor, citou uma frase muito dita por ele para as suas quatro filhas: “O mundo é dos homens e as mulheres devem buscar o seu lugar no mundo”. A Novel Acadêmica seguiu os protocolos ao exaltar seus confrades da comissão de honra e ao mencionar os principais Acadêmicos que lhe incentivaram durante a sua campanha, entre eles, os Acadêmicos Pietro Novellino, Antonio Egidio Nardi, José Carlos do Valle, Carlos Alberto Basílio e Orlando Marques Vieira. Para finalizar, a recém-chegada aborda a pandemia da Covid-19 e ressalta a importância da vacinação, geral e nas crianças, e do Programa Nacional de Imunização.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.