Eleições plenárias consagram três novos Membros Titulares na Academia Nacional de Medicina

15/08/2022
Noite de eleições plenárias

Em mais uma noite memorável de eleição plenária, a Academia Nacional de Medicina (ANM) elegeu nesta quinta-feira (11) três novos Membros Titulares, na presença de 73 Acadêmicos na sede da ANM. Foram eleitos o Dr. Roberto de Andrade Medronho, que ocupará a cadeira nº. 46 pela passagem a Emérito do Acad. Adolpho Hoirisch; Drª Margareth Maria Pretti Dalcolmo, na Cadeira nº. 12, vaga  pelo falecimento do Acad. Azor José de Lima; e Dr. Jair de Carvalho e Castro, ocupará a Cadeira nº. 68, vaga pelo falecimento do Acad. Marcos Fernando de Oliveira  Moraes.

O Dr. Roberto de Andrade Medronho é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez mestrado e doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, atua como professor titular da UFRJ e é diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Ele ocupará a Cadeira nº. 46 da Secção de Medicina, em que o patrono é o Acadêmico Júlio Afrânio Peixoto.

A Drª Margareth Maria Pretti Dalcolmo, médica e pesquisadora da Fiocruz, referência no combate ao Covid-19. Ela é formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, fez especialização em Pneumologia Sanitária na Fiocruz e doutorado em Medicina Pneumologia na Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo. Ela ocupará a cadeira nº. 12 da Secção de Medicina, em que o patrono é o Acadêmico Pedro de Almeida Magalhães.

Da esquerda para direita: Dr. Jair de Castro, Drª. Margareth Dalcolmo e Dr. Roberto Mednho


O Dr. Jair de Carvalho e Castro é Professor Adjunto do Departamento de Otorrino e Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, formado pela Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda. Pós-graduado em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Medicina da Escola Paulista de Medicina, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e mestrado em Otorrinolaringologia pela UFRJ e doutorado em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Unifesp. Ele ocupará a cadeira nº. 68 da Secção de Cirurgia, em que o patrono é o Acadêmico Arnaldo Tertuliano de Oliveira Quintella.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.