Encontro reúne as Academias “co-irmãs”

23/03/2012

“Abrir sua casa para que a habitássemos enquanto nós estamos sem casa foi de uma gentileza enorme  e, por isso, somos extremamente gratos à Academia Brasileira de Ciências por estar nos recebendo de braços abertos”. Com estas palavras, o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Marcos Moraes, abriu a sessão da última quinta-feira, dia 22 de março de 2012. 

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, em seu discurso ressaltou a importância da aproximação entre as duas academias e os pontos de interseção que são enormes. “Muitos dos acadêmicos da ANM são também acadêmicos da ABC. É com muita satisfação que nós decidimos, enquanto for necessário, não tendo limite de tempo, acolher a Academia Nacional de Medicina nesta casa. Aliás é uma honra para nós, pois a Academia de Medicina certamente inspirou a criação da Academia de Ciências e, juntos, temos o mesmo objetivo de servir a sociedade brasileira em áreas afins”. 

De acordo com o presidente da ABC, a comunidade científica está lutando para que o Brasil tenha uma posição de destaque na área científica e também e por que não na área médica?, perguntou aos presentes à sessão. 

Palis ainda lembrou dos primórdios da Academia de Ciências que, como sua co-irmã, foi criada inicialmente como Sociedade e, posteriormente, transformada em Academia. Segundo ele, daqui a quatro anos a ABC completará seu centenário e, um dos motivos de muita alegria, neste momento é a entrega das chaves de sua nova sede que acaba de ser anunciada pelo Governo do estado. Palis ainda pediu apoio dos acadêmicos para reforçar todos os esforços na busca por recursos no sentido de se reformar a nova sede. “Serão necessários R$ 14 bilhões, pois passaremos dos atuais 700 metros para 7 mil m2

Por fim, sugeriu que ambas “desenhem” atividades comuns, como um programa com conferências e estudos. “Na intenção de servir a sociedade, nós nos dedicamos a políticas públicas. Crescermos para que o país avance, fique mais justo sócio e economicamente”, assim finalizou a sessão que marca a maior aproximação entre as academias co-irmãs.

Encontro em março que reúne as duas Academias

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.