Inclusão Racial na Força de Trabalho Médico é tema em simpósio na ANM

Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, Dr. Eduardo Saad, Profª. Denise Pires de Carvalho, Presidente Acad. Francisco Sampaio, Drª Camila Torres, Jaqueline Fraga e Dr. Eduardo Gussen.

Na última quinta-feira (25) a Academia Nacional de Medicina usufruiu a sua influência na comunidade médica e científica para abordar um tema de suma importância na sociedade atual: Equidade, Diversidade e Inclusão Racial na Força de Trabalho Médico. Organizado pelo Presidente Acad. Francisco Sampaio juntamente com a Drª. Camila Torres e Dr. Eduardo Saad, o simpósio contou com a participação de estudiosos sobre o assunto, que ressaltaram a necessidade de termos essa discussão.

O Presidente abriu a Sessão exibindo dados demográficos sobre negros, e pesquisas expondo que a maioria dos médicos no Brasil são brancos, foram sustentados pelos pais durante a graduação e ainda mora com eles. Também foram apresentados dois médicos pretos que foram Membros da Academia e fizeram história no país, entre eles, o fundador e primeiro presidente da ANM Joaquim Meirelles, e o Acad. Juliano Moreira, que possuía conflito de ideias com Honorário Nina Rodrigues, por suas ideias eugenistas.

Abordando mais uma vez os dados demográficos, a jornalista Jaqueline Fraga, da Folha de Pernambuco, apresentou o tema Demografia e Representatividade, em que aborda a sua reportagem sobre Representatividade Negra na Área de Saúde, com depoimentos que de profissionais negros que estão ocupando um local majoritariamente branco. Essa matéria foi premiada pelo prêmio da Associação Médica de Pernambuco na categoria jornalismo em texto, o que abriu caminhos para esse assunto ser ainda mais discutido. Jaqueline ainda apresentou seu livro Negra Sou, que teve ampla repercussão na imprensa e foi finalista do Prêmio Jabuti, e a sua publicação mais recente, Movendo as Estruturas.

Alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro assistindo o simpósio na ANM

Após o intervalo, as apresentações foram retomadas com a palestra do Dr. Eduardo Saad, professor da Universidade de São Paulo (USP), sobre o tema Eugenia – Racismo Disfarçado de Ciência: Nina Rodrigues, abordando apenas um dos membros ANM, e o mais famoso, a propagar esse conjunto de ideias. O intuito do professor foi ler um texto para guardar como documento histórico, por isso, contou detalhes sobre a vida, carreira e presença de Nina Rodrigues na Academia, além de abordar a eugenia e a sua propagação no Brasil, principalmente nas Faculdades de Medicina. Ao finalizar, Dr. Saad cita obras e produções acadêmicas que lutam contra o eugenismo, e ressaltam que é racismo disfarçado de ciência.

Para abordar a Formação Antirracista, a Drª. Camila Torres, membro da Comissão de Igualdade Racial da Ordem de Advogados do Brasil, abordou questões étnicos-raciais focadas na diversidade, equidade e inclusão na área da  saúde. A apresentação foi iniciada revisitando o legado africano para a sociedade atual, e principalmente a medicina, explicando o racismo em geral e o institucional. Drª Camila ainda compartilhou situações comuns vividas diariamente por pessoas negras em cargos elevados, dando ela mesma como exemplo.

A última palestra da noite foi conduzida pela Secretária de Educação Superior do MEC, Profª. Denise Pires de Carvalho , em que foi abordado uma visão ampla do Sistema de Cotas no Brasil, no âmbito das Universidades Federais nos últimos 12 anos com a implementação da Lei de Cotas no Brasil. Foram abordadas as questões socioeconômicas e as principais dificuldades para os alunos do curso de medicina, principalmente para se manterem no curso.

Para assistir o simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.