Lançamento do livro “Imagens, micróbios e espelhos” na ANM

08/03/2018

O Acadêmico Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, em co-autoria com Yuri Chaves Martins, lançou, na última quinta-feira, dia 8 de março, às 17h, no Salão Nobre da Academia Nacional de Medicina, o livro “Imagens, Micróbios e Espelhos – Os Sistemas Imune e Nervoso e Nossa Relação com o Ambiente” da editora Fiocruz. Segundo os autores, o livro trata sobre assuntos que vão desde as origens do homem e a imprevisibilidade da evolução do conhecimento e da ciência até os conceitos e mecanismos de formação de imagens internas (como em um espelho) para o reconhecimento (da imagem) de objetos do mundo real (incluindo os micróbios).

“Imagens, Micróbios e Espelhos – Os Sistemas Imune e Nervoso e Nossa Relação com o Ambiente” da editora Fiocruz

Durante o evento, os autores receberam os cumprimentos dos Acadêmicos e de outros importantes nomes da ciência brasileira como as Dras. Nísia Trindade (Presidente da Fundação Oswaldo Cruz) e Leila Chimelli (Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer).

Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro é pesquisador Titular e Chefe do Laboratório de Pesquisas em Malária do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), tendo dedicado sua carreira à investigação científica da malária. Possui experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia humana, atuando principalmente nos temas: malária humana e experimental simiana e murina; Plasmodium falciparum e P. vivax; imunidade protetora; ensaios vacinais e imunopatologia da malária. O Acadêmico, que tomou posse no dia 31 de agosto de2010, ocupa cadeira de número 87 da Academia Nacional de Medicina, que tem como patrono João Baptista de Lacerda, ex-Diretor do Museu Nacional.

O Acadêmico Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro

Yuri Chaves Martins é membro do Programa Jovens Lideranças Médicas (ANM/Bayer). Residente de anestesiologia do Massachusetts General Hospital, além de ter sido interno de Medicina Interna do New York Medical College (Westchester Medical Center) em Nova York. Pós-doutorando do Albert Einstein College of Medicine (NY-USA) e aluno do programa MD/PhD da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa de Vocação Científica (PROVOC) da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia da malária.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.