Miguel Noel Nascentes Burnier é Honorário Estrangeiro da ANM

30/09/2021

No último dia 30, o professor Miguel Noel Nascentes Burnier, da Universidade McGill no Canadá, recebeu o título de Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina. Burnier é formado pela Universidade Federal do Paraná, tem a anatomia patológica como especialidade. Concluiu mestrado e doutorado na Escola Paulista de Medicina, onde foi incorporado ao corpo docente, consolidando sua trajetória como professor e contribuindo em diversas especialidades desta escola. Recebeu ainda várias honrarias e trilhou uma carreira de sucesso no exterior, passando por Harvard e pela Universidade McGill, levando o nome e conhecimento científico brasileiro além das fronteiras.

Durante a outorga, o acadêmico José Luiz Gomes do Amaral proferiu palavras sobre seu amigo-irmão, como ele mesmo o classificou. 

“Miguel sonha e realiza como ninguém. Não deixa passar a oportunidade de realizar. É pródigo ao compartilhar seus projetos e se entrega, desinteressadamente, em apoio aos projetos de quem o procura”.

Miguel Burnier destaca-se pelo excelente trabalho em pesquisa médica e no intercâmbio de jovens brasileiros para pós-graduação da Universidade McGill. Em seu discurso, o professor citou o poema Tabacaria, de Fernando Pessoa, partilhando, na sequência, seus três grandes sonhos:

“O sonho de cuidar através da medicina, o sonho de pesquisar e investigar na medicina e o sonho de compartilhar na medicina. Pois assim, posso reunir os meus três grandes sonhos na medicina acadêmica. […] Não tenho palavra para agradecer por ter realizado mais um sonho da minha vida”. 

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.