Momento histórico na ANM

12/09/2014

“Este é um momento histórico”, disse o acadêmico Marcello André Barcinski, durante o lançamento, na última quinta-feira, 11, na sede da ANM, do Programa “Jovens Lideranças Médicas”. Segundo o acadêmico, o programa, que tem o apoio da Bayer e está em fase de formatação, terá uma edição latino-americana, com evento programado para este ano. “Estamos aceitando sugestões”, disse a um publico formado por jovens médicos.

No evento, o nefrologista José Osmar Medina, apresentado pelo acadêmico José Galvão Alves como “um dos maiores transplantistas do mundo”, fez uma apresentação detalhando os diferentes perfis de lideranças, como a natural e a carismática, citando exemplos de profissionais com os quais trabalhou. E também descreveu sua experiência no Hospital do Rim e na Escola Paulista de Medicina (Unifesp), onde treinou jovens médicos em liderança. “O líder não é mais o catedrático, que submete todos ao seu humor instável, mas o agregador, aqueles que todos seguem com prazer”, ensinou.

Presente ao evento, a Dra. Sandra Abrahão, Diretora Médica da Bayer, disse que o programa Jovens Lideranças Médicas será de grande valia na formação do médico. “Líder é aquele que consegue formar um grupo com objetivos comuns e o faz crescer”, disse.

O papel do líder, tema que mobilizou sobremaneira o público presente, foi abordado também do ponto de vista de sua sucessão. Quando o líder deve se aposentar? O presidente da ANM, Professor Novellino, citou Pablo Picasso: “Quando dizem que estou velho para fazer alguma coisa vou lá e faço”.

Na sequencia dos trabalhos o acadêmico Eduardo Moacyr Krieger, da Academia Brasileira de Ciências, fez um retrospecto histórico do programa, que teve inspiração no Young Phisician Leaders Program, criado pela Interacademy Medical Pan (IAMP) – rede mundial de academias de medicina – em convênio com a World Health Summit e a M8 Aliance of Academic Health Centers and Medical Universities.

Lançado em 2011, o Young Phisician Leaders Program é sediado na Berlin Brandenburg Academy of Sciences and Humanities (BBAW). Já teve quatro edições e em cada uma delas participaram dois jovens médicos brasileiros.

Acadêmico José Osmar Medina

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.