No Dia Mundial da Saúde, Academia Nacional de Medicina apresenta simpósio sobre obesidade

08/04/2022
Apresentação do Dr. Egberto Gaspar Moura no simpósio Obesidade: Desafio do Futuro

No último sete de abril, Dia Mundial da Saúde, a Academia Nacional de Medicina (ANM) apresentou o simpósio Obesidade: Desafio do Futuro, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a participação do Programa Jovens Lideranças Médicas (PJLM) da ANM, um projeto focado no desenvolvimento e na qualidade de liderança entre os profissionais da área, coordenado pela Acadêmica Patrícia Rocco.

O presidente da ANM, Francisco Sampaio, fez a abertura do simpósio e passou a palavra para a Drª Sandra Abrahão, representante da Vifor Pharma, para abordar o programa de apresentações e a importância do tema selecionado, ressaltando que é “um dos maiores desafios em saúde pública, no Brasil e no mundo”. O Acadêmico Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), também pontuou a necessidade da ANM abordar esse tema.

A palestra de abertura do simpósio foi feita pelo Dr. Egberto Gaspar Moura, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), sobre Contaminação Ambiental por disruptores endócrinos e a pandemia de obesidade. O médico explicou fatores genéticos e sociais para que o número de pessoas obesas tenha triplicado desde 1975. Apenas no Brasil, o número de pessoas que sofrem com essa doença passa de cem milhões. A prevalência aumentou para 67,8% entre 2006 e 2018, e 50% das gestantes brasileiras apresentam sobrepeso. Os números não mentem, a situação é preocupante.

O Dr. Rogério Friedman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentou o tema Obesidade: onde erramos?, em que aborda a relação da doença e da mortalidade, afirmando a associação entre os dois e que ela não existe de forma saudável. Nesta palestra, a obesidade é abordada como uma epidemia, um problema de saúde pública, principalmente no Brasil, com uma conexão direta com a cultura preconceituosa e o trabalho da mídia sobre eles.

Para contextualizar as duas apresentações, o Acadêmico Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda ficou responsável por fazer os comentários e perguntas aos oradores, com intuito de tirar dúvidas sobre o tema. O Acadêmico Licio Augusto Velloso foi o palestrante seguinte, com o tema Inflamação e Disfunção do Hipotálamo na Obesidade. Para ilustrar, foi apresentado um estudo de diferentes etapas feitos com adultos e crianças, sobre como é o efeito de diversos fatores no hipotálamo.

Acadêmicos presente na sede da AMN para o simpóso Obesidade: Desafios do Futuro

Entrando na área de Psiquiatria e obesidade, o Acadêmico Antonio E. Nardi ministrou a palestra sobre tema É a Obesidade uma doença do Cérebro?, no qual é exposto a relação da doença com o cérebro e com outros transtornos psiquiátricos, como a própria dependência química. O médico apresentou dados e um estudo sobre a compulsão alimentar, sobrepeso e obesidade, além de outras comorbidades psiquiátricas e o uso de remédios.

O Acadêmico foi responsável por apresentar o jovem líder, Dr. Ives Cavalcanti Passos, para falar sobre o tema Obesidade e ganho de peso no contexto das doenças psiquiátricas graves. Com o contexto atual da pandemia, esse assunto é pertinente, por isso, o médico comparou as pessoas saudáveis e as que possuem algum transtorno para chegar a conclusão, apresentando também a diferença entre os casos, pois eles não são iguais e o principal vilão acaba sendo os remédios usados no tratamento.

Na especialidade de Cardiologia e Obesidade, a apresentação foi feita pela Acadêmica Eliete Bouskela, e coordenadora do PJLM, sobre Disfunção endotelial e microvascular na síndrome metabólica. A médica explicou sobre como o aumento de peso pode acarretar outros diversos problemas de saúde.  

O tópico seguinte foi marcado pela Gestação e a Obesidade, no qual o Dr. Antônio Braga Neto, da PJLM, abordou o tema Repercussão materno-perinatal da obesidade na gestação. O médico afirmou que as mulheres com quadros de obesidade estão mais propensas a problemas de saúde, como diabetes, pré-eclampsia, infecções e tromboembolismo. Isso somente durante a gestação, mas o pós-parto também contém riscos, tal qual a hipertensão e a síndrome metabólica.

Na área de neoplasias, o tema principal foi apresentado pelo acadêmico Daniel Tabak sobre Obesidade como fator de risco para Neoplasia, em que ele pontua as características que contribuem para que a obesidade seja considerada uma doença e os seus fatores de risco. Para finalizar a primeira parte do simpósio, a apresentação do Dr. Geraldo Bezerra, da PJLM, abordou que a obesidade também é um inimigo das doenças renais com o tema Obesidade e Doença Renal Crônica: Sobreposição de Duas Epidemias. A dieta tem uma grande influência nos casos de doença renal crônica, principalmente quando o assunto é a ingestão de sal e o estilo de vida saudável.

Um olhar sobre a obesidade e a qualidade de vida

O simpósio retornou para a segunda parte com a apresentação Obesidade, Qualidade de Vida, Longevidade com o Honorário Nacional da ANM, Prof. Alexandre Kalache. Nesse tema foi abordado uma questão extremamente necessária para a sociedade atual: a desigualdade e a insegurança alimentar. Baseada na qualidade de vida que a obesidade não oferece, as doenças que podem aparecer com a idade e as consequências para os jovens. O Prof. Alexandre Kalache afirmou em todo momento que essa é uma questão social e de desigualdade, não somente nos países desenvolvidos mas também em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Os comentários finais sobre o simpósio foram feitos pelo Acadêmico Carlos Eduardo Brandão, que ressaltou a importância dessas apresentações para o tema da obesidade. A bancada continuou a discussão com perguntas ao Prof. Alexandre Kalache sobre a apresentação antes do presidente Francisco Sampaio finalizar a sessão.


Para assistir o simpósio na íntegra, visite nosso canal no Youtube clicando aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.