Nota de falecimento

17/08/2021

É com extremo pesar que a Academia Nacional de Medicina comunica, nesta terça-feira, dia 17/8, o falecimento do acadêmico Glaciomar Machado.

Glaciomar Machado graduou-se na então Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1966, onde ocupou a posição de professor de Gastroenterologia e chefe do Departamento de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Universitário. Visiting Professor das Universidades de Oslo, Miami e Southern California. Fundador e chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva Nair Machado, Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Doutor em Medicina pela Universidade de Bristol, Inglaterra.

Considerado um dos pioneiros mundiais da moderna endoscopia digestiva, tendo, inclusive, concebido novas técnicas endoscópicas, hoje adotadas em todo o mundo. Em 1976, fundou a Revista Brasileira de Endoscopia Digestiva, sendo seu editor-responsável durante 10 anos. Além disso, Glaciomar Machado foi autor de cerca de 250 artigos publicados, cinco livros e 50 capítulos em livros.

Foi membro de várias Sociedade Científicas e Médicas, entre as quais a de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, a de Gastroenterologia do Rio de Janeiro, a Brasileira de Endoscopia Digestiva, a Brasileira de Hepatologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. No exterior, participou de Sociedades na Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Bolívia, Cuba, Itália, Uruguai e Estados Unidos. Entre 1998 e 2002, foi presidente da Organização Mundial de Endoscopia Digestiva.

Foi Cidadão Honorário de Juiz de Fora, em 1981, e de Bicas, em 1986, ambas mineiras. Medalhas Santos Dumont-Grau Ouro, 1986 e Inconfidência, 1994, pelo Governo de Minas Gerais; Colar do Mérito Judiciário, 2007, pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Medalha do Mérito Pedro Ernesto e Cidadão Benemérito do Município do Rio de Janeiro, 2015. Recebeu prêmios de “Melhor Trabalho Científico do Ano” da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro e “Prêmio Nacional de Gastroenterologia” da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Icterícia Obstrutiva por Carcinoma das Vias Biliares Extra-Hepáticas. Contribuição Endoscópica ao Diagnóstico e à Terapêutica”. O acadêmico Glaciomar Machado faleceu de insuficiência hepática.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.