Nota de falecimento – Acadêmica Anadil Roselli

17/04/2012

Faleceu no último sábado, a médica patologista Anadil Vieira Roselli que dedicou sua vida à pesquisa em laboratório. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Anadil Roseli ocupava a cadeira 96, cujo patrono é Rodolpho Albino Dias da Silva, na Secção de Ciências Aplicadas à Medicina.

Eleita em 1995, seu trabalho de memória para admissão na Academia versou sobre Patologia da Gastrite Crônica por Helicobacter pylori.

Filha de Alberto Roselli e Anilda Vieira Roselli, Anadil nasceu no dia 09 de dezembro de 1918, em Natal, no Rio Grande do Norte. Em 1934, veio com o irmão estudar no Rio de Janeiro. Em março de 1935, iniciou o curso pré-médico e, em 1936, foi aprovada no exame vestibular para a Faculdade de Medicina, da então Universidade do Brasil, hoje UFRJ.

Durante o curso médico, frequentou o Serviço de Dermatologia e a Enfermaria de Cirurgia Geral, do Hospital Estácio de Sá, hoje, Hospital da Policlínica Militar. No quarto ano da Faculdade, despertou o interesse pela Anatomia Patológica e mais tarde foi nomeada monitora da disciplina. Em 1941, prestou concurso para laboratorista e passou em primeiro lugar.

Trabalhou no Hospital dos Servidores do Estado e contribuiu na organização do serviço de Patologia Infantil no Hospital Gafree Guinle.

Parte de sua vida passou nos Estados Unidos, onde trabalhou no Serviço de Patologia Infantil e Ginecológica do Chicago Lying-in Hospital da Universidade de Chicago; na Clínica Mayo, nos hospitais Methodist e St Mary. Durante sua estadia nos Estados Unidos, visitou vários serviços de patologia em diferentes cidades.

Em 1958, ao regressar para o Brasil, trabalhou nos hospitais dos Servidores, São Miguel, Casa de Saúde e o Hospital de Ipanema, e ainda foi professora da Faculdade de Medicina da Universidade Souza Marques.

Anadil Roseli foi sepultada no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, no dia 15 de abril de 2012.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.