O transplante da flora intestinal

06/10/2014

A conferência “Transplante de Microbiota”, do Dr. Flávio Quilici, professor titular da PUC – Campinas e Presidente da Sociedade da Gastroenterologia de São Paulo, marcou a 14ª Sessão Ordinária da Academia Nacional de Medicina (ANM), relativa ao 186º Ano Acadêmico.

Em sua conferência, o professor da USP defendeu o transplante da microbiota de pessoas saudáveis como tratamento para a restauração do ecossistema interno dos pacientes. Segundo o médico, o procedimento já está regularizado em países como os nos Estados Unidos, onde inclusive já há bancos de fezes, cujo material é disponibilizado aos pacientes.

O conferencista, apresentado pelo Acad. José Galvão Alves como “uma das maiores autoridades em gastrenterologia” do País, ressaltou que está na microbiota a chave da saúde humana, inclusive para o tratamento e a prevenção de doenças originárias da disbiose.

No Brasil, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, foi dos primeiros a realizar procedimentos em transplante de microbiota.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.