Área do acadêmico Transmissão ao vivo
EnglishPortuguêsEspañol

Para onde vamos com essa pressa?

03/04/2021

 “Entre os escritores, nós, cronistas, sabemos que escrever crônicas é como viver em voz alta”. Com essa citação, a jornalista e escritora Rosiska Darcy de Oliveira, da Academia Brasileira de Letras, abre sua apresentação, na qual comenta o livro ‘Para onde vamos com essa pressa?’, do acadêmico José de Jesus Camargo, que conta com 76 crônicas que narram histórias reais de humanismo, gratidão, esperança, sofrimento incompreendido, afetos negligenciados, amores incondicionais, humor e a pureza da inocência. “É melhor render-se ao olhar quando o livro pousa sobre nós porque é ele que nos lê, e foi o que me aconteceu quando li este livro”, afirmou.

O psiquiatra Sergio Zaidhaft, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abordou ainda durante a sessão, realizada pela Academia Nacional de Medicina, no dia 25 de março de 2021, as reflexões sobre o medo na atualidade: causas e possíveis consequências. 

Zaidhaft detalhou, do ponto de vista da psicanálise, que a noção de morte no inconsciente, o medo da própria morte, da morte do outro e a noção de perigo são algumas das origens de nossos sentimentos. Traçando diversos paralelos com a situação da pandemia no Brasil, encerrou com projeções para um futuro, que incluem a plena execução dos direitos humanos, o respeito à diferença, a dignidade e contar histórias, como nas sessões promovidas da ANM.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.